Primeiro dia do 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável debate licitações públicas sustentáveis

Legenda

PRIMEIRO DIA DO 6º ENCONTRO DE GESTÃO JUDICIÁRIA SUSTENTÁVEL DEBATE LICITAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS

O uso racional de recursos é um dos pilares da administração do TJPR

A Comissão de Gestão Socioambiental (CASA) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está promovendo o 6º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável. O evento teve início nesta terça-feira (14/06), nas dependências da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), apoiadora da ação, e foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da Ejud.  

No primeiro dia, a Dra. Tatiana Camarão, assessora técnica da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), palestrou a respeito de compras públicas sustentáveis. “Alinhado aos princípios da proposta mais vantajosa e da isonomia, deve também ser considerado o desenvolvimento nacional sustentável. Nós temos esse princípio norteando as contratações, mas a lei não possui normas que disciplinem a aplicabilidade desta premissa”, afirma a palestrante. Nesse cenário, cabe às instituições buscar formas de promover essa sustentabilidade. 

“O Tribunal tem um papel importante, porque, como órgão público, ele tem o dever de proteger o meio ambiente. A gente trabalha com ações internas e externas para promover a proteção do meio ambiente, o consumo consciente e o uso eficiente dos recursos.”, afirmou Priscilla Kiyomi Endo, membro da CASA-TJPR e integrante do Núcleo de Gestão Socioambiental.  

O uso racional de recursos é um dos princípios norteadores do plano de gestão do TJPR, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).  

Nos dias 22 e 29 de junho, o evento continua com debates sobre sustentabilidade compartilhada. Participarão órgãos como o Ministério Público do Paraná (MPPR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e o Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR), compartilhando iniciativas sustentáveis de cada instituição. Para obter certificação pela Ejud-PR, o(a) participante deve confirmar a presença, tanto na modalidade virtual quanto presencial. Não é necessário inscrição prévia. 

Clique aqui para acompanhar o evento no YouTube. 

 

Programação 

- 14 de junho, às 14h - Auditório da Ejud-PR (Edifício Pery Moreira, Rua Álvaro Ramos, 150, Centro Cívico, Curitiba) - Abertura do evento com a palestra de Tatiana Camarão, assessora técnica da Presidência do TJMG;  

- 22 de junho, às 14h - Salas de treinamento do Ateliê de Inovação (Anexo ao Palácio da Justiça, térreo, Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n, Centro Cívico, Curitiba) - Debate sobre sustentabilidade compartilhada com as Comissões de Sustentabilidade do MPPR, TCE-PR, TJPR, TRE-PR, TRT9 e JFPR. 

- 29 de junho, à tarde - Será divulgado em breve.