O juiz de Direito Rodrigo Gomes do Amaral proferiu palestra, no último dia 6, no II Encontro Regional do Comitê da Saúde do Paraná. No evento, que ocorreu na sede da OAB em Cascavel, compareceram aproximadamente 100 pessoas da região. Foram abordados diversos aspectos sobre o tema "Judicialização da Saúde". Além disso, foi levado ao conhecimento dos presentes, um panorama do mercado de materiais de alto custo junto às operadoras de plano de saúde; estratégias da Secretaria de Saúde do Estado quando da compra de medicamentos (Consórcio Paraná); e detalhada exposição sobre as normas da ANS.
De acordo com a juíza de Direito Denise Antunes, o evento foi um sucesso, e o tema referente à Saúde Suplementar teve um painel específico no evento. A magistrada também ressaltou que a elaboração de dois novos enunciados e uma recomendação sobre o tema estão sendo elaboradas pelo Comitê e já estão em fase adiantada.
"Uma das metas do Comitê para o presente ano está sendo cumprida, qual seja, a realização dos encontros regionais que tem auxiliado na divulgação dos trabalhos do grupo, dando subsídios e idéias aos operadores do direito e da saúde, além de colher sugestões acerca de assuntos que ainda devem ser tratados pelo Comitê", afirmou a magistrada.
A interiorização do debate decorre de orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estando programados para ocorrer, ainda este ano, encontros nas cidades de Londrina, Guarapuava e Curitiba.
Em Cascavel, estiveram presentes juízes, promotores, procuradores dos órgãos públicos, advogados, médicos, gestores públicos, representantes da Agência Nacional de Saúde e das operadoras de plano de saúde, da Secretaria Estadual e Secretarias Municipais de Saúde.
Integrantes do Comitê - juiz Federal e coordenador do Comitê, João Pedro Gebran Neto; juíza de Direito substituta em 2º Grau, Denise Antunes; juiz de Direito da 7ª Vara da Fazenda Pública em Curitiba, Rodrigo Gomes do Amaral; juiz de Direito da 7ª Vara Cível de Londrina, José Ricardo Alvarez Vianna; desembargador Antonio Loyola Vieira; procurador de Justiça, Marco Antônio Teixeira; procuradora do estado do Paraná Cristina Leitão Teixeira de Freitas; advogado representante OAB-PR, Silvio Felipe Guidi; assessor Jurídico da Secretaria Estadual de Saúde, Carlos Alexandre Lorga; diretora do CEMEPAR, Deise Regina Sprada Pantarolli; farmacêutica do CEMEPAR Gheisa R. P. Silva; diretor de Mercado da Unimed do Estado do Paraná, Faustino Garcia Alferez; representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Tatiana Nozaki Grave; médica do Hospital de Clínicas da UFPR, Marilise Borges Brandão; advogadas da União Ing Canesso Juraszek e Renata Andreoli; superintendente Estadual da Unidas PR; Mauro Pereira; defensor Público da União Roberto Venâncio Jr e o representante da ABRAMGE, Alexandre Augusto Loper.