Notícias

Biblioteca do TJPR recebe doação de obras portuguesas

Legenda

BIBLIOTECA DO TJPR RECEBE DOAÇÃO DE OBRAS PORTUGUESAS

Doação feita pela Fundação Calouste Gulbenkian vai compor o acervo internacional da Biblioteca

O acervo da Biblioteca Hugo Simas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu uma importante doação no dia 04 de abril. A Fundação Calouste Gulbenkian, instituição filantrópica portuguesa, ofertou à biblioteca um conjunto de edições de relevância na área das ciências jurídicas e histórico-jurídicas, publicadas pela Fundação ao longo das últimas décadas e também por entidades parceiras.  

Durante a solenidade que marcou a parceria entre as duas instituições, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou a importância da doação para a biblioteca e para a composição do acervo internacional. “Para todos nós, é um momento sublime e histórico. Eu quero agradecer por essa doação importantíssima, que eleva o nosso maravilhoso acervo e inaugura uma internacionalização da biblioteca”, afirmou o presidente.  

A doação das obras foi realizada em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. A vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Susana Izaebel Alves da Silva Pereira, esteve presente na cerimônia e agradeceu a parceria. “Que esse seja o início de uma parceria mais profunda, não só com a Fundação, mas com Portugal e com as instituições portuguesas”, afirmou a vice-cônsul.  

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem armênia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955. A instituição tem como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação.  

“A entidade portuguesa tem iniciativas que se assemelham muito a uma perspectiva que temos no Judiciário, o alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Ela também promove projetos belíssimos e com caráter de beneficência. É com muita alegria que participamos desse momento, da internacionalização da nossa biblioteca”, afirmou o desembargador José Laurindo de Souza Netto.   

Durante a solenidade, o desembargador Robson Marques Cury prestou uma homenagem à professora Elizabeth Accioly Rodrigues da Costa. A docente brasileira leciona na Universidade Europeia, em Lisboa, e tem o seu relato presente no livro História do Poder Judiciário Paranaense, narrando a sua participação em um projeto social desenvolvido pelo TJPR.