Notícias

Comarca de Apucarana passa à entrância final

Na última quinta-feira (25/10) foi realizada a solenidade de elevação da comarca de Apucarana à entrância final. Com a modificação de status da comarca a prestação jurisdicional será aprimorada, beneficiando toda a população. 

Atualmente, a comarca de Apucarana, que integra a 18º Seção Judiciária e atende também aos municípios de Cambira e Novo Itacolomi, conta com duas Varas Cíveis, duas Varas Criminais, uma Vara da Infância e da Juventude, Família, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial, um ofício distribuidor, contador, partidor, avaliador e depositário público e, também Juizados Especiais Cível, Criminal e da Fazenda Pública.

Em entrevista à imprensa local o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, destacou que com a elevação haverá oito juízes em Apucarana, que hoje conta com cinco, podendo passar em breve para dez. "O ponto positivo é estabilizar o juiz na comarca, cada juiz ganha mais um bacharel como assessor o que aumenta a produtividade (...) Apucarana passa a ser uma comarca da mesma categoria de Curitiba, o que é um avanço inegável  e é o resultado do trabalho dos nossos juízes, promotores, advogados e das autoridades do município", afirmou.

A juíza, diretora do Fórum de Apucarana, Renata Maria Fernandes Sassi, frisou: "Este é um momento histórico, uma conquista para a comarca de Apucarana, que após anos como comarca de entrância intermediária passa ao degrau mais alto do primeiro grau de jurisdição, como comarca de entrância final. Com isso, teremos inegáveis melhorias para a nossa comarca em especial para o jurisdicionado, que vai poder a contar com uma prestação jurisdicional mais célere".

A solenidade, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça Miguel Kfouri Neto, contou com a presença do gestor do processo de instalação e estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes; dos desembargadores Antonio Loyola Vieira, Hayton Lee Swain Filho, Joatan Marcos de Carvalho, Jurandyr Reis Junior, Jurandir Souza Junior, Lauri Caetano da Silva, Miguel Thomaz Pessoa Filho, Rosana Andriguetto, Accácio Cambi; do juiz auxiliar da corregedoria Carlos Maurício Ferreira; do presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), juiz Fernando Swain Ganem; do juiz Marcelo Mazzali; da juíza de Direito e diretora do Fórum, Renata Maria Fernandes Sassi; do prefeito municipal de Apucarana, João Carlos de Oliveira, do presidente da Câmara Municipal Valdir Ferreira Frias, entre outras autoridades locais e do judiciário.

Elevações de Entrância - Em todo o estado, somente no último ano, foram aprovadas as elevações de 10 comarcas da entrância intermediária à final. No mesmo período, cinco comarcas de entrância inicial passaram à intermediária.

 

(fotos AN Notícias)