Notícias

Comarca de Quedas do Iguaçu recebe visita do presidente do TJ

O desembargador Miguel Kfouri Neto esteve na manhã de segunda-feira (30), em Quedas do Iguaçu para a entrega oficial do prédio do Fórum totalmente reestruturado e ampliado.

Na ocasião, o juiz diretor do Fórum, Marcus Renato Nogueira Garcia, falou da satisfação de ver que após sete meses do anúncio da elevação da comarca à entrância  intermediária, da estatização da Escrivania  Cível e  do início de um grande projeto de reforma  do Fórum,  hoje ele tem uma comarca com grandes mudanças e celeridade na prestação jurisdicional "apesar de todas as limitações orçamentárias, o Poder Judiciário não mede esforços em oferecer à população serviços de qualidade, proporcionado instalações mais dignas aos jurisdicionados e a todos aqueles que diariamente laboram neste edifício.  Isso tudo demonstra todo o empenho e a sincera preocupação que o presidente Kfouri tem com a qualidade dos serviços da Justiça em nosso estado, enfatizou o magistrado.

Por sua vez, o presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, fez questão de salientar que todo esse investimento que vem realizando junto às comarcas do Paraná com reformas, ampliações e novos fóruns é fruto de uma sequência  de muito trabalho também  de seus antecessores e acrescentou: "esse investimento maciço no 1º grau vem para prestar um melhor serviço à comunidade, com uma prestação jurisdicional célere e efetiva. Esta é uma preocupação constante do Poder Judiciário", afirmou o desembargador.

A obra

A ampliação do Fórum consistiu na construção de mais uma ala no prédio  para comportar uma nova Vara, instalada em razão da elevação de Quedas do Iguaçu à entrância intermediária. Como parte da reforma e ampliação, foi instalado no prédio completo sistema de monitoramento, com vinte câmeras de circuito fechado, item essencial à segurança da edificação - além de moderna central de telefonia.

Também o Tribunal do Júri tem agora um novo espaço com mais acomodação e conforto aos operadores do direito e aos jurisdicionados. Foram empregados na obra  R$ 595 mil  com recursos provenientes do Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário).

Ainda de acordo com o desembargador  Kfouri, há 28 construções de novos fóruns e oito obras de reforma e ampliação, distribuídos entre as 158 comarcas do Paraná, num total de aproximadamente 220 mil metros quadrados.

Estavam também presentes à solenidade o gestor do Processo de Instalação e Estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes, os promotores Guilherme Carneiro de Rezende e William Buchamannu, o prefeito da cidade Edson Jucemar Hoffmann Prado;  o presidente da câmara municipal, Josmar Cavazotto; o prefeito de Espigão Alto do Iguaçu, Hilário Czechowski e a presidenta da câmara municipal, Odete Dzibate de Itoz; o representante da OAB-subseção de Laranjeiras do Sul, Almir Machado de Oliveira; o deputado Nereu Moura; o pároco Zdzislaw Nabialczyk, além de demais autoridades municipais, servidores  e serventuários da Justiça.