Notícias

Comarca de Matelândia é elevada para Entrância Intermediária e terá mais um juiz e sete servidores

O Tribunal de Justiça do Paraná elevou para Entrância Intermediária o Fórum da Comarca de Matelândia, em sessão solene presidida pelo presidente Miguel Kfouri Neto na tarde de terça-feira (11). A mesa de honra foi formada pelo prefeito de Matelândia, Edson Antonio Primon; pela juíza da Comarca de Matelândia, Daniela Palazzo Chede; pelo promotor Haroldo Nogiri; pelo juiz auxiliar da Presidência do TJ Frederico Mendes Junior; pelo gestor do Processo de Instalação e Estatização do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; pelo presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra; pela representante da OAB, Flávia Magnoni Senhen; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Domingos Pandolfo; advogados, vereadores, prefeitos e vices-prefeitos dos municípios da Comarca de Matelândia.

A juíza diretora do Fórum, Daniela Palazzo Chede, já fez opção pela Vara Criminal, Família, Infância e Juventude. Um novo juiz substituto será designado no prazo de 30 dias. “É uma alegria imensa poder implantar este nova estrutura na Comarca de Matelândia em sua gestão, que representa um trabalho de várias forças unidas em prol da melhoria dos serviços do Poder Judiciário em favor da sociedade desta região, afirmou o presidente Kfouri na solenidade. “Uma das metas de nossa administração é termos um Tribunal em contato com o interior para fortalecer a primeira instância. Exemplo disso vê-se neste momento histórico, que possibilitará avanços de que a Comarca de Matelândia tanto precisa”, completou.

O presidente Miguel Kfouri Neto expressou que, após a construção do novo Fórum, a atual estrutura do Fórum será cedida por 30 anos para a Secretaria Municipal de Educação de Matelândia desenvolver suas atividades, em atendimento a pleito da Prefeitura Municipal. “Esta é uma conquista resultante de muita luta, que hoje se concretiza em realização em favor de toda a comunidade regional. O desenvolvimento que Matelândia teve nestes 40 anos motivava a reestruturação e investimentos na melhoria do aparelho judiciário da Comarca. Com mais um juiz, promotor e funcionários, a Comarca ganhará em agilidade e uma sociedade só pode ser considerada evoluída com uma Justiça forte, atuante e eficiente nas respostas que o povo e as instituições precisam. Hoje estamos retomando este caminho, pois o desenvolvimento social e econômico da região dependem de uma Justiça ágil”, disse o prefeito Edson Primon.

O desembargador Guilherme Luiz Gomes, gestor do Processo de Instalação e Estatização do Tribunal de Justiça, que também foi juiz na Comarca na década de 1980, expressou sentir-se honrado em voltar para a Comarca onde fez muitos amigos. “O Tribunal está buscando expandir suas fronteiras e serviços para melhor atender a população, sendo este um momento histórico para Comarca de Matelândia”, afirmou.

Como Entrância Intermediária o Fórum de Matelândia atenderá a população com dois juízes, dois promotores e serão contratados mais sete funcionários já concursados que aguardam apenas a nomeação.

Após solenidade de instalação da 2ª Entrância da Comarca de Matelândia, autoridades visitaram o terreno onde será construído novo Fórum da Comarca de Matelândia, com área de 6 mil metros quadrados,  que já está com seus projetos aprovados pela Prefeitura e Corpo de Bombeiros, faltando conclusões técnicas para abertura do processo licitatório. Os investimentos na obra devem ultrapassar os R$ 4 milhões. Para o prefeito Edson Primon, trata-se de uma obra que irá resolver os problemas estruturais e possibilitará a superação na área funcional da Comarca. “Isto gerará serviços judiciais mais céleres e benéficos para toda região”, afirma.