Wiki

Gestão Arquivística da Justiça - GAJUS

(Redirecionado de FrontPage)

 

Gestão Arquivística da Justiça - GAJUS

1. DEFINIÇÃO:

A primeira versão do sistema de Gestão Arquivística visa apoiar os procedimentos de arquivamento, envio e remessa de processos que tramitam no meio físico.

Já a segunda versão do sistema, cuja implantação se deu no dia 05 de Novembro de 2018, segunda-feira, visa apoiar o procedimento de protocolização de petições judiciais com destino para o Tribunal de Justiça (2º Grau de Jurisdição).

2. GESTOR DO SISTEMA:

Departamento de Gestão Documental - DGD.

3. QUEM UTILIZA O SISTEMA:

As comarcas descentralizadas que recebem petições para envio ao Tribunal de Justiça. É imprescindível que os responsáveis tenham acesso aos sistemas do Tribunal pela rede do Tribunal. Este sistema não efetua o chancelamento na rede externa.

4. QUEM PODE SOLICITAR A LIBERAÇÃO DE ACESSO:

O diretor do DGD precisa solicitar a liberação indicando login e perfil. Os logins e perfis anteriores a 5 de novembro de 2018 foram revisados na conferência realizada no dia 29 de outubro de 2018, ocasião em que se apresentou o sistema no ambiente de treinamento.

5. QUAIS PERMISSÕES PODEM SER CONCEDIDAS:

A permissão precisa ser concedida considerando que são 2 perfis e 7 locais.

Tanto o perfil quanto o local precisa ser indicado pelo Diretor do DGD ou alguém por ele delegado.

5.1 Permissões para as funções:
- chancelador;
- anotador;

5.2 As permissões são localizadas:
- Capital;
- Cascavel;
- Foz do Iguaçu;
- Guarapuava;
- Londrina;
- Marginá;
- Ponta Grossa;

 

6. COMO SOLICITAR O ACESSO AO SISTEMA:

O Diretor deve utilizar um dos seguintes meios::

- Enviar E-MAIL do solicitante, para o endereço atendimento@tjpr.jus.br. Colocar como assunto da mensagem o seguinte texto: LIBERAÇÃO DE ACESSO – GAJUS PROTOCOLO JUDICIÁRIO.

- Enviar pedido através do Sistema MENSAGEIRO, para DTIC - Atendimento a Usuários (destinatário tipo lista).

Informar os seguintes dados:

  • Nome completo do(s) funcionário(s) a ser(em) autorizado(s);
  • Sigla de login (caso não exista, abrir atendimento solicitando sua criação);
  • Nível de Permissão;
  • Localidade;
  • Telefone para contato.

7. Como fazer para executar o sistema - Ponto de Vista das Comarcas do Interior:

7.1 Chancelador

Chancelador é o aplicativo que se comunica com a impressora. Após autorizado, estará disponível no link "Baixar" dentro do sistema Gajus. 

7.2 Envio de remessas pelo Chancelador

O envio de remessas é feito pelo sistema Gajus versão Intranet. O sistema pode ser acessado pelo sistema da intranet, http://intranet.tjpr.jus.br​ opção Sistemas TJPR item Gestão Arquivística da Justiça.

7.3 Anotador

Anotador é a função dentro do sistema Gajus que possibilita informar dados do processo que está sendo chancelado. A função foi separada do chancelador visando possibilitar que duas pessoas diferentes fiquem com responsabilidades diferentes (1º chancela e entrega o comprovante ao advogado) (2º preenche os dados e gera a guia de remesso para Curitiba)

7.4 Envio de remessas pelo Anotador

O envio de remessas pelo anotador é o passo final, o qual incluirá as petições intermediárias com vistas a encaminhar para o protocolo descentralizado em Curitiba.

7.5 Conferência em Curitiba

O perfil "Anotador Descentralizado" tem o objetivo de conferir os metadados informados nas comarcas do interior e preparar uma remessa para envio ao Departamento Judiciário (6º andar)

 

8. Como fazer para executar o sistema - Ponto de Vista da Capital:

8.1 Chancelador
Chancelador é o aplicativo que se comunica com a impressora. Após autorizado, estará disponível no link "Baixar" dentro do sistema Gajus. 

8.2 Envio de remessas pelo Chancelador

O envio de remessas é feito pelo sistema Gajus versão Intranet. O sistema pode ser acessado pelo sistema da intranet, http://intranet.tjpr.jus.br​ opção Sistemas TJPR item Gestão Arquivística da Justiça.

8.3 Anotador

Anotador é a função dentro do sistema Gajus que possibilita informar dados do processo que está sendo chancelado. A função é feita na Sobreloja. 

8.4 Envio de remessas pelo Anotador

O envio de remessas pelo anotador é o passo final, o qual incluirá as petições intermediárias com vistas a encaminhar para o Departamento Judiciário (6º andar).

 

9. Manuais do sistema:
Breve

 

10. Ambiente de treinamento:

Acesse o ambiente de treinamento, clique aqui.

172895 Visualizações