Os 120 desembargadores poderão se candidatar as eleições da Cúpula do TJPR

O Deputado Wilson Quinteiro, Presidente da Comissão Especial responsável pela análise prévia da PEC veio trazer pessoalmente ao Presidente do TJPR, Desembargador Clayton Camargo, a notícia de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a candidatura dos 120 desembargadores nas eleições para a cúpula do Tribunal de Justiça do Paraná.

A referida PEC nasceu de uma proposta de alteração da Constituição firmada por 95 desembargadores no ano passado, por iniciativa do Desembargador Clayton Camargo, que entende que o Poder Judiciário é também um poder político que precisa fazer-se ouvir.

A proposta aprovada em segunda discussão hoje (19/3) na Assembleia Legislativa do Paraná, segundo o Deputado Quinteiro "representa a redemocratização, o alcance do Poder Judiciário de dar oportunidade aos 120 desembargadores de ser candidato à presidência do Tribunal de Justiça. Isso vem ao encontro do Estatuto da Magistratura e o estado do Paraná dá o exemplo", disse o Deputado. "Nós do Poder Legislativo aprovamos essa PEC com o objetivo de democratizar ainda mais o Tribunal de Justiça e a população do Paraná também aplaude porque é um dos poderes mais importantes da Federação", complementou.

De acordo com o Presidente do TJPR, "será ampliada a prática democrática de escolha dos dirigentes do Tribunal abolindo-se a exigência de integrar o Órgão Especial".