TJPR promoverá Congresso Elas no Direito

Evento discutirá a liderança feminina e a equidade de gênero no Poder Judiciário 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoverá nos dias 20 e 21 de março o Congresso Elas no Direito - Liderança Feminina e Equidade no Judiciário. O evento, que será realizado no Tribunal Pleno do TJPR, em Curitiba, reunirá personalidades femininas para discutir os desafios enfrentados em posições de liderança visando promover e incentivar a inclusão e a equidade de gênero no poder judiciário.   

A presença feminina na Justiça brasileira ainda é limitada, com menos de 20% das cadeiras ocupadas por mulheres nas instâncias superiores. Apesar de fatores históricos e culturais dificultarem essa ascensão, avanços têm ocorrido gradualmente. Para discutir este cenário, o TJPR convida o público para conhecer a trajetória de mulheres que conseguiram conquistar este espaço. A programação do evento conta também com palestras, mesas de discussão e sessões de networking sobre diversos temas relacionados a igualdade de gênero.     

Confira as palestrantes confirmadas: 
•    Desembargadora Regina Helena Afonso Portes – Primeira desembargadora do TJPR 
•    Desembargadora Salise Monteiro Sanchotene – Tribunal Regional Federal da 4º Região 
•    Doutora Mariana Rezende Ferreira Yoshida – magistrada do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) 
•    Doutora Taís de Paula Scheer – Vice-coordenadora da Cevid do TJPR. 
•    Doutora Luciene Oliveira Vizzoto Zanetti – magistrada e autora do livro "Equidade na Toga" 
•    Cida Borghetti – Governadora emérita do Estado do Paraná. 
•    Coronel Audilene Rosa de Paula Dias – Primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Paraná. 
•    Doutora Marilena Indira Winter – Primeira mulher a presidir a OAB Paraná. 
•    Doutora Cláudia Silvano – Coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná. 

Realizado de forma presencial, o congresso Elas no Direito - Liderança Feminina e Equidade no Judiciário foi desenvolvido com a participação de magistradas do TJPR, reforçando o compromisso da Corte paranaense com a equidade de gênero no poder judiciário. Com vagas limitadas, as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 14 de março.