Receita Federal doa 80 smartphones para premiação do Concurso de Redação do Programa Paraná Lilás. - CEVID
- Relatórios CEVID
- FOVID - Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
- Artigos e Revistas
- Boletins Informativos
- CEVID Informa
- Rede de enfrentamento
- Grupos Reflexivos
- Conselhos da Comunidade
- Aplicativo do Pânico
- Formulário Nacional de Avaliação de Risco
- Selo CEVID
- PROGRAMA EDUCA AÇÃO - MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS
- Programa Estadual Paraná Lilás
- Parcerias
- Campanhas
- InterLABVD
- Lives, Cursos e Capacitações
- Projetos / Boas Práticas
- Pesquisas Acadêmicas
- Gestão
- COCEVID
- Materiais e Documentos
- Endereços e telefones
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná foi criada em 2011 por meio da Resolução nº 20/2011 do Órgão Especial.
A CEVID é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Tem como principal atribuição elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Também oferece suporte aos magistrados, servidores e equipes multidisciplinares que atuam na temática e promove a articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais.
Ainda, recepciona dados, sugestões e reclamações referentes aos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, promovendo os encaminhamentos e divulgações, bem como fornece os dados referentes aos procedimentos que envolvam a Lei Maria da Penha ao CNJ, para que se promovam as mudanças e adaptações necessárias junto aos sistemas de controle e de informações processuais existentes.
Além disso, a CEVID promove diversas ações para concretização da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, abrangendo diferentes frentes de atuação.
Para que tudo isso seja possível, a CEVID conta com muito apoio e parcerias de instituições, órgãos e pessoas que também buscam a igualdade de gênero e o combate e prevenção à violência contra a mulher.
A gestão atual (Biênio 2025-2026) é composta pela Desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, Coordenadora da CEVID, e pela Juíza de Direito Taís de Paula Scheer, Vice-Coordenadora da CEVID.
Para mais informações sobre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, acesse o Guia Institucional abaixo.
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS!
CONTATOS CEVID:
cevid@tjpr.jus.br
(41)3200-2145
(41)3200-3559
(41)3200-3556
(41)3200-3115
Última atualização em: 12 de março de 2025.
Palácio da Justiça - Prédio anexo - 8° andar - Sala 801 - Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n - Centro Cívico - Curitiba/PR - CEP: 80530-912
Telefone: (41) 3200-3556 / (41) 3200-3115 / (41) 3200-3559 / (41) 3200-2145 (WhatsApp) - E-mail: cevid@tjpr.jus.br
A edição 2025 do Programa Paraná Lilás, coordenado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), contará com um importante reforço na premiação do Concurso de Redação: a doação de 80 smartphones realizada pela Receita Federal do Brasil. Os aparelhos serão destinados aos três primeiros colocados de cada comarca participante, como forma de reconhecimento pelo desempenho e engajamento dos estudantes nos temas relacionados à prevenção da violência de gênero e promoção da igualdade.
A doação é fruto de uma parceria institucional que reforça o caráter educativo e social do programa. Os smartphones foram apreendidos em operações e, após os trâmites legais, foram repassados à iniciativa, por meio de autorização da Receita Federal.
Além da premiação com os aparelhos celulares, o TJPR também anunciou que custeará a viagem do primeiro colocado de cada comarca participante, desde que esta não integre a Região Metropolitana de Curitiba. O estudante será acompanhado por seu respectivo professor orientador. A viagem inclui uma imersão educativa em instituições públicas da capital paranaense, com visitas ao próprio TJPR, à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), ao Palácio Iguaçu e a outros espaços de relevância no funcionamento do Estado.
A proposta é oferecer aos estudantes um intercâmbio de conhecimento sobre as instituições públicas, o papel do Judiciário na proteção de direitos e a importância da participação cidadã. A vivência também busca fortalecer o vínculo entre educação e cidadania, estimulando o protagonismo juvenil no enfrentamento à violência de gênero.
O Programa Paraná Lilás tem como objetivo principal promover ações de prevenção à violência contra mulheres e meninas, por meio da articulação entre o sistema de justiça, escolas e comunidades. A realização do concurso de redação é uma das estratégias educativas do programa, permitindo que estudantes da rede pública reflitam criticamente sobre os desafios da igualdade de gênero e apresentem propostas para superá-los.
A parceria com a Receita Federal demonstra o potencial transformador da articulação entre instituições públicas, quando voltadas à promoção da educação, da justiça e da cidadania.