A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná foi criada em 2011 por meio da Resolução nº 20/2011 do Órgão Especial.

A CEVID é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Tem como principal atribuição elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Também oferece suporte aos magistrados, servidores e equipes multidisciplinares que atuam na temática e promove a articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais.

Ainda, recepciona dados, sugestões e reclamações referentes aos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, promovendo os encaminhamentos e divulgações, bem como fornece os dados referentes aos procedimentos que envolvam a Lei Maria da Penha ao CNJ, para que se promovam as mudanças e adaptações necessárias junto aos sistemas de controle e de informações processuais existentes.

Além disso, a CEVID promove diversas ações para concretização da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, abrangendo diferentes frentes de atuação.

Para que tudo isso seja possível, a CEVID conta com muito apoio e parcerias de instituições, órgãos e pessoas que também buscam a igualdade de gênero e o combate e prevenção à violência contra a mulher.

A gestão atual (Biênio 2025-2026) é composta pela Desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, Coordenadora da CEVID, e pela Juíza de Direito Taís de Paula Scheer, Vice-Coordenadora da CEVID.

Para mais informações sobre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, acesse o Guia Institucional abaixo.

 

      


 

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

 

 

 INSTAGRAM CEVID

 FACEBOOK CEVID

 YOUTUBE CEVID

 

 

CONTATOS CEVID:

cevid@tjpr.jus.br

(41)3200-2145

(41)3200-3559

(41)3200-3556

(41)3200-3115

 

 

 

 

 

Última atualização em: 12 de março de 2025.

 

Palácio da Justiça - Prédio anexo - 8° andar - Sala 801 - Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n - Centro Cívico - Curitiba/PR - CEP: 80530-912 

Telefone: (41) 3200-3556 / (41) 3200-3115 / (41) 3200-3559 / (41) 3200-2145 (WhatsApp) - E-mail: cevid@tjpr.jus.br

Miniatura  Miniatura  Miniatura

Juízes e membros da CEVID promovem palestras sobre violência doméstica, por meio do Programa Paraná-Lilás

Durante os meses de junho e julho, juízes e membros da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) realizaram uma série de palestras em escolas estaduais de Curitiba. A iniciativa é parte do Programa Paraná-Lilás, que desenvolve ações nos eixos saúde, educação e acesso à justiça. As ações foram voltadas aos alunos do 1º ano do ensino médio, com o objetivo de promover a conscientização sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.

Durante as palestras, alunos e professores também receberam materiais informativos, com folders que abordavam temas como Relacionamento Abusivo, Informativo à/ao Adolescente – Para entender sobre o assunto, e a Rede de Proteção disponível para vítimas de violência. A distribuição dos materiais teve como objetivo ampliar o alcance das informações e oferecer subsídios práticos para identificação e prevenção de situações de risco.

Os encontros aconteceram nos colégios estaduais João Wislinski, João Paulo I, Cruzeiro do Sul, Sebastião Saporski, República do Uruguai, Natália Reginato, Euzébio da Mota, Dirce C. do Amaral, Professora Luiza Ross e Alcindo Fanaya. Este último, voltado a estudantes surdos, contou com tradução simultânea em Libras durante toda a palestra, garantindo a acessibilidade dos conteúdos.

Participaram das atividades os magistrados e magistradas, Dra. Júlia Barreto Campelo, Dr. Gabriel Leão de Oliveira, Dra. Camila de Britto Formolo e Dra. Leila Aparecida Montilha, além da assistente social da CEVID, Adriana Stall de Souza, e da psicóloga da CEVID, Ceciana Ames Schallenberger.

Além das escolas, uma palestra especial foi realizada no Hospital Erasto Gaertner, pela Dra. Júlia Barreto Campelo, a convite da psicóloga Valkirya, com foco nos residentes das áreas de psicologia, enfermagem e serviço social. A atividade, realizada no dia 4 de julho, contou com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba. A conversa abordou formas de atuação e acolhimento a pacientes vítimas de violência doméstica, bem como crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

Segundo a juíza, que conduziu parte das palestras, iniciativas como essa são fundamentais para levar informação e empoderamento aos jovens, além de capacitar profissionais da saúde para identificar e intervir em situações de violência.