A CEVID disponibiliza o seu Boletim Informativo nº 13, que traz as ações mais marcantes da Coordenadoria nesse trimestre

A CEVID disponibiliza o seu Boletim Informativo nº 13, que traz as ações mais marcantes da Coordenadoria nesse trimestre.

 

O Boletim Informativo n° 13 corresponde à primeira edição referente ao ano de 2023 do Boletim Informativo da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

As ações apresentadas correspondem ao período de janeiro a março, abrangendo as principais iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher em nível estadual e nacional, empreendidas por esta Coordenadoria ou das quais esta CEVID participou.

Dentre as ações realizadas, destaca-se a posse da Desembargadora signatária como Presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID) para o ano de 2023. Ainda, entre 6 e 10 de março, ocorreu a 23ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, período em que as Comarcas do Estado promoveram a concentração de audiências e júris relacionados a casos envolvendo crimes de violência contra a mulher.

Também foram realizados diversos eventos e ações voltados ao aprimoramento da prestação jurisdicional e do atendimento institucional aos envolvidos em situações de violência doméstica e familiar, bem como para sensibilização e conscientização da comunidade e ampliação do acesso à Justiça.

Em março, a CEVID/TJPR iniciou campanha de combate à pobreza menstrual, em prol da saúde da mulher, arrecadando produtos de higiênica íntima feminina.

Além disso, teve início o CEVID Orienta, ação permanente da Coordenadoria, que integra um dos eixos de atuação do Laboratório de Práticas Psicossociais em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (PSICOLAB VD), visando oferecer um espaço para que a equipe da Coordenadoria possa prestar informações, esclarecimentos e orientações ao público interno do TJPR com respeito ao atendimento aos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, além de realizar o acolhimento e encaminhamento de demandas específicas aos órgãos e instituições competentes.

Acesse o conteúdo do Boletim Informativo nº 13, bem como o dos demais boletins, através desse link.