CEVID TJPR visita órgãos de segurança pública, em Brasília, para intercâmbio de experiências no enfrentamento à violência contra as mulheres

No dia 21 de março de 2024, a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, bem como a Desembargadora Denise Krüger Pereira, procederam a visita institucional à Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídio e Feminicídio- CTMHF e à Diretoria de Monitoramento de Pessoa Protegida – DMPP, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Distrito Federal.

A visita se deu em virtude da participação das referidas Desembargadoras no Grupo de Trabalho relativo ao Projeto Mulher Segura – Monitoramento eletrônico simultâneo do agressor e vítima com medida protetiva de urgência. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e conta com a participação das Polícias Civil e Militar, do Departamento da Polícia Penal, Judiciário e Ministério Público. Com o monitoramento do autor da agressão, pretende-se possibilitar à vítima antecipar-se à aproximação indevida, e, assim, tomar decisões que a colocarão em segurança. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal realiza um trabalho pioneiro no país com respeito à monitoração eletrônica em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos quanto aos procedimentos e os fluxos de trabalho adotados contribuirão para subsidiar a implementação do projeto no Estado do Paraná.

Além disso, as Magistradas também participaram de uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar. O encontro permitiu o compartilhamento de informações e o intercâmbio de experiências, para replicação de boas práticas no Estado do Paraná.