Procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Curitiba lança cartilha de orientação para vítimas de violência sexual

A Procuradoria da mulher da câmara municipal de Curitiba lançou, no último mês de março, o “Guia de Orientação para Vítimas de Violência Sexual”. O documento visa facilitar e ampliar a divulgação de informações relevantes sobre a temática da violência sexual, além de conscientizar a população acerca do assunto e fornecer dicas práticas às mulheres em situação de violência.

O material apresenta dados sobre os crimes praticados contra mulheres e crianças no Brasil, bem como informativos para identificar e denunciar crimes de violência sexual. A cartilha também reúne orientações sobre como receber cuidados imediatos necessários à saúde, além de informações acerca do encaminhamento de providências legais em relação ao autor do crime. Contém ainda informações sobre a rede de atendimento e proteção, disponível em Curitiba, incluindo uma extensa lista de contatos, que pode ser utilizada pelas vítimas e pessoas que buscam ajuda.

O “Guia de Orientação para Vítimas de Violência Sexual” foi editado pela Procuradoria da Mulher, com colaboração de representantes do hospital Pequeno Príncipe, da Polícia Científica do Paraná, do Instituto Alice Quintilhano, entre outros. O documento foi produzido ao longo de dois anos, a fim de congregar informações precisas e detalhadas em um só lugar, com o objetivo de auxiliar as mulheres em um momento em que o cuidado, a escuta e o acolhimento são fundamentais para a superação da situação vivida.

Confira a cartilha na íntegra: