COORDENADORA DA CEVID/TJPR PROFERE PALESTRA EM EVENTO VOLTADO A EQUIPES ATUANTES NA PATRULHA MARIA DA PENHA, EM CAMPINA GRANDE DO SUL_PR.

COORDENADORA DA CEVID/TJPR PROFERE PALESTRA EM EVENTO VOLTADO A EQUIPES ATUANTES NA PATRULHA MARIA DA PENHA, EM CAMPINA GRANDE DO SUL_PR.

O evento teve o objetivo de contribuir para a qualificação profissional de Guardas Municipais e Policiais Militares que atuam no policiamento preventivo em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-PR, visitou, nesta quarta-feira (28 de junho), o município de Campina Grande do Sul-PR, com o intuito de contribuir na capacitação de Guardas Municipais e Policiais Militares que atuam na Patrulha Maria da Penha. A ação foi promovida pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba (CFGM), em parceria com a Guarda Municipal de Campina Grande do Sul. O encontro também contou com a presença da Juíza de Direito Paula Priscila Candeo, da Juíza Substituta Camila de Britto Formolo e de agentes da Guarda Municipal e parte do efetivo da Polícia Militar que atua no município.

Na ocasião, a Desembargadora Ana Lúcia apresentou as principais atividades desenvolvidas na Coordenadoria, ressaltando a importância do primeiro atendimento à vítima e como este procedimento pode fortalecer toda a rede de proteção à mulher. A palestra também proporcionou um aprofundamento no debate sobre a Lei Maria da Penha, trabalhando os tipos de violência previstos na Lei, bem como exemplificando o ciclo de violência, temas esses de suma importância para subsidiar, na prática, a atuação da Rede de Enfrentamento. Ainda, tratou-se das formas de evitar a revitimização da mulher e de como utilizar abordagens positivas e humanizadas, que não coloquem a mulher em situação desconfortável nesse primeiro atendimento.

Os Policiais e membros da Guarda Municipal, por sua vez, compartilharam suas experiências no enfrentamento à violência doméstica e descreveram suas principais ações nesse tipo de ocorrência. Também colaboraram com sugestões de campanhas de conscientização nas escolas.

Esta troca de experiências e compartilhamento de informações entre os órgãos é fundamental, pois possibilita uma rede de apoio forte e atuante. Nesse sentido, a CEVID/PR destacou que estará à disposição da Patrulha e forneceu seus principais contatos e mídias com material informativo.