Casa da Mulher Brasileira - CMB

A Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, uma das ações previstas no Programa “Mulher: Viver sem Violência”, foi inaugurada em 15 de junho de 2016, sendo um espaço de acolhimento e atendimento que tem por objetivo geral prestar assistência integral e humanizada às mulheres em situação de violência, facilitando o acesso destas aos serviços especializados e garantindo condições para o enfrentamento da violência, o empoderamento e a autonomia econômica das usuárias.

O trabalho realizado ajuda a garantir as condições necessárias para que as mulheres enfrentem a violência sofrida, resgatando sua autonomia social e econômica, porque as mulheres têm o direito de viver sem violência. A Casa da Mulher Brasileira se apresenta como elemento estratégico e inovador no fazer público, promovendo a integração de diferentes órgãos na execução de serviços em Rede.

 

Concentra no mesmo local

Serviço de acolhimento e apoio psicossocial (assistentes sociais e psicólogas)

Delegacia da Mulher

Defensoria Pública

Juizado de Violência Doméstica e Familiar

Ministério Público

Patrulha Maria da Penha

Programas voltados à autonomia econômica das mulheres

Brinquedoteca

 

A estrutura tem ainda o apoio da Polícia Militar, que faz operações de busca dos pertences das vítimas, e da Patrulha Maria da Penha, que trabalha para que medidas protetivas de urgência sejam respeitadas, por meio de visitas periódicas às residências.

 

Endereço e Telefone

 

Última atualização em: 02 de Fevereiro de 2023.