Instituto Médico Legal - IML

O IML desempenha papel importante no atendimento à mulher em situação de violência, princi­palmente às vítimas de violência física e sexual.

Sua função é decisiva na coleta de provas necessárias ao processo judicial e condenação do/a autor/a de violência doméstica. É o IML quem coleta ou valida as provas recolhidas e demais providências periciais do caso.

O IML presta serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Realiza perícias médico-legais em cadáveres, partes de corpos, ossadas completas ou não, e em pessoas vivas, além de exames complementares (laboratoriais) nas áreas de anatomia patológica, toxicologia, química legal e sexologia forense, requisitados por autoridades policiais e judiciárias, necessários ao esclarecimento dos processos policiais, judiciários e administrativos.

O Instituto Médico Legal do Paraná possui competência para a realização de pesquisas científicas relacionadas à Medicina Legal.

Por ser um serviço técnico-científico à disposição da Polícia e do Judiciário, especialmente, o IML emite laudos sigilosos que representam peças fundamentais nas investigações, inquéritos policiais e demais encaminhamentos jurídicos.

 

Endereços e Telefones

 

 

Última atualização em: 02 de Fevereiro de 2023.