Desembargadora Ana Lúcia Lourenço participou da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada

Na sexta-feira, 15 de março de 2024, a Desembargadora Ana Lucia Lourenço presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID, participou do painel LIDERANÇA FEMININA na sede da OAB/PR.

A IV Conferencia Nacional da Mulher Advogada contou com diversas palestras e debates com o tema central Evolução e Protagonismo. A Desembargadora Ana Lucia, apresentou o painel Lideranças juntamente com a CEO da Ventura Educacional Vera Ventura.

Durante a apresentação, a Desembargadora falou sobre a inclusão e representatividade feminina em cargos de liderança; luta pelos direitos das minorias; tomada de decisão inclusiva; mudança cultural e social; diversidades de perspectivas; busca pela participação plena e efetiva das mulheres.

Mencionou a ODS 5 na pata de discussão sobre a igualdade de gênero entre homens e mulheres, os quais, devem possuir os mesmos direitos e deveres da advocacia. Além de, ser considerada a base para a criação de um mundo livre de preconceitos e discriminações. Ainda. A busca pela participação plena e efetiva das mulheres, O ODS 5 diz respeito justamente à busca por “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Nesse sentido, a Agenda 2030, adotada na Assembleia-Geral da ONU traz como meta a participação plena e efetiva das mulheres. Sabemos como o acesso à igualdade de gênero é fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável através da participação feminina na política, na economia, no trabalho e em diversas áreas de tomada de decisão.

Por fim, mencionou estratégias que estão sendo adotas pelo Conselho Nacional de Justiça e TJPR para equiparação no número de cargos entre homens e mulheres. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná publicou o 1º Edital exclusivo feminino para promoção de merecimento para o cargo de desembargadora, e contou com 18 inscritas.