Fórum SVRI 2024 e Colégio de Coordenadores (COCEVID) se reúnem para tratar de parcerias na proteção dos direitos das mulheres - CEVID
Fórum SVRI 2024 e Colégio de Coordenadores (COCEVID) se reúnem para tratar de parcerias na proteção dos direitos das mulheres
A Desembargadora Ana Lucia Lourenço, Presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID) e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID, participou, no dia 19 de março de 2023, de reunião com os dirigentes da Sexual Violence Research Initiative (SVRI). Trata-se de uma conferência de investigação mundial sobre a violência contra as mulheres, contra as crianças e outras formas de violência provocadas pela desigualdade de gênero nos países de baixo e médio rendimento. A próxima edição do evento será realizada de 21 a 25 de outubro, no CTICC na Cidade do Cabo, África do Sul.
Na referida reunião, agendada mediante provocação do COCEVID, foi apresentado o papel do Judiciário brasileiro no enfrentamento da violência contra as mulheres e foram descritas as principais frentes de atuação das Coordenadorias da Mulher e do COCEVID. Ademais, foi discutida proposta de intercâmbio entre o COCEVID e o Fórum SVRI, com o intuito de propiciar a aquisição mútua de conhecimentos, replicação de projetos e boas práticas, e divulgação das ações empreendidas pelo Judiciário na área.
A iniciativa visa contribuir para fortalecer e ampliar ainda mais a atuação do Poder Judiciário na esfera do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesse sentido, a consolidação de relações interinstitucionais em âmbito internacional pode favorecer o aprimoramento no exercício das atividades inerentes a este órgão, em especial, no que tange à elaboração de capacitações, organização de eventos interdisciplinares e articulação interna e externa com outros órgãos governamentais e não-governamentais para a concretização dos programas de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.