JORNADA MARIA DA PENHA

05/11/2020

Durante os ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, diversas instituições estão promovendo ações relativas ao tema, com o intuito de aproveitar o momento para marcar a importância do trabalho de rede em conexão. Essa iniciativa também busca a prevenção positiva das violências, de forma a não revitimizar as mulheres a partir de uma perspectiva de gênero.

No Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) está desenvolvendo diversas atividades como a implantação do Botão do Pânico Paranaense, a Capacitação sobre o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e, ainda, está fazendo um levantamento dos casos de feminicídio no Estado.

Anualmente, diversos países participam da Campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, coordenada pelo Centro para a Liderança Global das Mulheres. O movimento foi criado em 1991 e tem início em 25 de novembro, Dia internacional de Combate à Violência contra as Mulheres.

No Brasil, a Campanha dura 21 dias, começando no Dia da Consciência Negra (20/11), a fim de proporcionar reflexões sobre a situação das mulheres negras no país.

Em 10 de dezembro, data do encerramento da campanha mundial e nacional, celebra-se o Dia Internacional dos direitos humanos.

Durante esse período, diversas instituições promovem ações com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e erradicar todos os tipos de violência contra as mulheres.