Patrulha Maria da Penha completa 10 anos de proteção às mulheres de Curitiba.

Neste mês de março, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba completou 10 anos de existência. Ao longo desse período, foram realizados por volta de 58.070 atendimentos às vítimas de violência e 2.544 prisões de agressores.

O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e integra a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência. A equipe de guardas municipais trabalha na proteção e no acompanhamento de mulheres que receberam da Justiça medidas protetivas de urgência, mecanismos legais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar - estabelecidas na Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006). O serviço engloba visitas periódicas às residências, orientação às mulheres atendidas e encaminhamentos à Delegacia da Mulher.

O município de Curitiba foi o primeiro a prestar o serviço da Patrulha Maria da Penha no Estado do Paraná, em 2014. Desde então, a equipe da Guarda Municipal responsável pelos patrulhamentos tem contribuído para reforçar a segurança não apenas das mulheres curitibanas, mas também de todo o Estado, por meio das capacitações ofertadas a agentes de outros municípios que vieram a contar com o serviço.