Valores GESPRIJUD

Você já ouviu falar sobre o Manifesto Ágil?

 

Em 2001, um grupo de desenvolvedores de softwares levantou todos os pontos comuns de projetos de sucesso em suas metodologias e definiu os valores que deveriam ser perseguidos por todos a partir de então, tornando-se um marco para esse tipo de indústria. Lançou-se, então, o Manifesto Ágil: uma declaração de valores e princípios essenciais ao desenvolvimento de softwares[1]. Conheça os quatro valores do Manifesto:

 

Valor ágil I: Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;

Valor ágil II: Software funcionando é melhor que documentação abrangente;

Valor ágil III: Colaboração com o cliente acima de negociações de contratos;

Valor ágil IV: Responder a mudanças ao invés de seguir um plano.

 

Com o decorrer dos anos, seus valores começaram a ser replicados por outras grandes áreas industriais e de serviços, refletindo melhores resultados na entrega de bens e serviços. Por isso, a esfera pública também pode se utilizar dessa inovação, adaptada ao seu próprio contexto. Sabemos que há muitos desafios em adotar tal metodologia, mas temos a certeza de que seremos capazes de superá-los na medida em que compartilhamos conhecimentos e responsabilidades.

 

Apresentamos para você, colaborador(a), os valores ágeis do GESPRIJUD:

 

 

O que acha de aplicar um ou mais valores em sua Secretaria, no dia a dia?! Conta para a gente sobre a sua experiência!

 

 

[1] BRASILEIRO, R. Manifesto Ágil, o que é e qual a sua história. Disponível em: https://www.metodoagil.com/manifesto-agil/