TJPR presta homenagem a personalidades com a entrega da Comenda Mérito Judiciário

O Desembargador aposentado Sérgio Arenhart, os Ministros do STJ Nefi Cordeiro e Sérgio Luiz Kukina e os Advogados Luiz Edson Fachin e René Ariel Dotti foram agraciados na tarde de ontem (29/01) com a Comenda do Mérito Judiciário do Estado do Paraná, em sessão do Tribunal Pleno.

A condecoração, instituída pela Resolução 19/2010 do Tribunal de Justiça do Paraná, tem por objetivo o reconhecimento público às pessoas físicas que tenham contribuído para o fortalecimento, valorização e dignidade do Poder Judiciário.

O Advogado e professor Luiz Edson Fachin iniciou seu discurso de agradecimento com um ensaio elucidativo que definiu a honraria com a frase: "Bem-aventurados os que têm sede de justiça", e prosseguiu mencionado os demais homenageados: "São juristas teóricos e práticos que se nutrem da sede de justiça, e recebem a ‘Comenda do Mérito Judiciário do Estado do Paraná' como expressão daquilo que não se encastela nas frivolidades de salão e nem nos adornos da astúcia". E complementou: "A condecoração, pois, não se distingue, a rigor, serem humanos, mas sim princípios. A história dos comportamentos os trouxe até aqui, e quiçá numa frase se resumam: ser fiel a si mesmo".

René Ariel Dotti, também professor e advogado desde 1958, falou de sua carreira: "Na aventura existencial da advocacia tenho experimentado as mais diversas sensações entre a alegria e a tristeza, mas o saldo é o estado de felicidade, quando consigo atender, atenuar ou eliminar a certeza, a angustia e a dor moral de quem me procura".

O Desembargador aposentado Sergio Arenhart, que recebeu a comenda no dia de seu aniversário, agradeceu a generosidade dos colegas na indicação e o gesto de tamanha nobreza na concessão do prêmio maior da magistratura paranaense. "A gente, na vida, vez ou outra deve parar e olhar para traz, para celebrar as conquistas e aproveitar a vida com os entes queridos. Já que tive a homenagem, embora imerecidamente, melhor curti-la e agradecer. Sou o primeiro magistrado estadual a receber a Comenda, o que faço com muito orgulho".

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), curitibano Nefi Cordeiro, que já passou pelo TJPR como Juiz de Direito, agradeceu a homenagem, como integrante do grupo da magistratura paranaense. "O Juiz é o guardião das promessas, fazemos o simples trabalho de relembrar as promessas fixadas, para que sejam cumpridas, se a empresa promete entregar um serviço de comunicação que o faça com a qualidade esperada, se o motorista promete cumprir as regras de trânsito e respeitar a propriedade de terceiros, cumpra-o, se o Estado oferta concursos, saúde e educação, realiza-os, se impedirmos a vingança privada pela realização estatal vamos garantir pelos infratores um processo justo, que isto constate, jamais com atropelos, com torturas cautelares, com prisões finais, onde a menor das penas seja a privação da liberdade.  O juiz apenas relembra e guarda o cumprimento das promessas, o poder não é seu, mas instrumento, não pode haver vaidade, excesso ou covardia.

Nefi também agradeceu pela oportunidade de ser Juiz. "É gratificante após décadas de trabalho continuar sentindo prazer de fazer o melhor para a sociedade na prestação do justo. É estimulante ver em cada novo processo uma oportunidade de garantir as promessas. É desafiador repensar no gabinete e na academia quais os caminhos para melhorar nosso demasiadamente carregado poder judiciário. Eu agradeço ser Juiz, agradeço a homenagem de Juízes, agradeço o carinho e estímulo da magistratura paranaense que me permitam ser o que sou. Meus agradecimentos e minhas homenagens a vocês Juízes do meu Paraná".

Também Ministro do STJ, Sérgio Luiz Kukina agradeceu a oportunidade de voltar a sua cidade natal e ressaltou: "Ao receber esta Comenda me sinto exponencialmente orgulhoso, pois se não integrei o valoroso Poder Judiciário paranaense, se não integrei diretamente com a missão de magistrado, estive lado a lado com ele e na qualidade de promotor público. E tive o privilégio de compartilhar o dia a dia, das dificuldades, das alegrias vivenciadas nas Comarcas interioranas ao longo desses mais de 20 anos".

Compunham a mesa o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes; o 1º Vice-presidente e presidente eleito para o biênio 2015-2016, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, representando o Governador do estado; o Corregedor e Vice-Presidente do TRE/PR, Desembargador Jucimar Novochadlo; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Altino Pedrozo dos Santos; o Presidente do Tribunal de Contas do PR, Ivan Bonilha; a representante do Ministério Público, sub-procuradora-geral de Justiça, Sâmia Saad Gallotti Bonavides; o Presidente da OAB-PR, Juliano Breda; o diretor do Foro da Seção Judiciária da Justiça Federal do Paraná, Juiz Federal Nivaldo Brunoni; o Presidente em exercício da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra; a diretora da Escola da Magistratura Federal, Juíza Federal Bianca Geórgia Arenhart Munhoz da Cunha e o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Juiz Frederico Mendes Junior.

Também prestigiaram a solenidade, Juízes e desembargadores aposentados e da ativa, promotores, advogados, servidores, autoridades civis e militares, além de familiares, amigos e convidados dos homenageados. 

Veja mais fotos no nosso Flickr