Tribunal de Justiça do Paraná elege nova cúpula no dia 3 de novembro

O Tribunal de Justiça do Paraná elege nesta segunda-feira, 3 de novembro, em sessão especial do Tribunal Pleno, os nomes que vão ocupar a Cúpula Diretiva para o biênio 2015/2016. Serão definidos os ocupantes dos cargos de direção (Presidente, 1º Vice, 2º Vice, Corregedor-Geral e Corregedor), além de membro do Conselho da Magistratura da Corte paranaense.

A votação começa às 13h30 e todos os 120 desembargadores do Tribunal votam por meio de cédula eleitoral e, caso não haja vencedor com maioria absoluta de votos na primeira apuração, será feita uma nova votação, a ser realizada na sequência.

Jorge Wagih Massad, Paulo Roberto Vasconcelos e Luiz Carlos Gabardo são os Desembargadores que concorrem à Presidência, ocupada atualmente pelo Desembargador Guilherme Luiz Gomes.

Já na disputa da 1ª Vice-Presidência estão os Desembargadores Sônia Regina de Castro, José Joaquim Guimarães da Costa, Renato Braga Bettega e D'Artagnan Serpa Sá. Para a 2º Vice-Presidência concorre o Desembargador Fernando Wolff Bodziak.

José Augusto Gomes Aniceto e Eugênio Achille Grandinetti concorrem ao cargo de Corregedor-Geral da Justiça. Já o Desembargador Robson Marques Cury disputa o cargo de Corregedor.

Para o Conselho da Magistratura estão inscritos os Desembargadores Fábio Haick Dalla Vecchia, Abraham Lincoln Merheb Calixto, Maria Aparecida Blanco de Lima e Mario Helton Jorge.

Confira abaixo o currículo dos candidatos que disputam as eleições do TJPR.

Candidatos à Presidência:

Jorge Wagih Massad - Ingressou na magistratura estadual em 1978. Foi Juiz em Cornélio Procópio, Sengés, Guaíra, Irati e Curitiba. Foi Juiz do Tribunal de Alçada e se tornou Desembargador do TJ em 2005. Presidente da Associação dos Magistrados Paranaenses (Amapar) no período de 2000 a 2001. Foi Vice-Presidente e Secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e atualmente é assessor da presidência da entidade.

Paulo Roberto Vasconcelos - Ingressou na magistratura em 1984 e atuou em Guarapuava, Pitanga, Palmital, Prudentópolis, Clevelândia, Rebouças, Paranaguá, Guaratuba, Tomazina e Foz de Iguaçu. Em 1996, começou a atuar como Juiz de Direito substituto em segundo grau e, em 2002, foi promovido ao cargo de Juiz do Tribunal de Alçada. Em fevereiro de 2005, foi nomeado Desembargador. Foi Presidente da Amapar (2006-2007). Atualmente ocupa o cargo de 1º Vice-Presidente da Corte.

Luiz Carlos Gabardo - Ingressou na magistratura em junho de 1984. Foi Juiz em Goioerê, Pinhão, Engenheiro Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste, Rio Negro, Maringá e Curitiba. Atuou como Juiz auxiliar da Presidência de 2001 até 2004. Promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em fevereiro e a Desembargador do TJ-PR em dezembro de 2004.

Candidatos à 1ª Vice – Presidência:

Sônia Regina de Castro – Ingressou na magistratura em 1978 e foi Juíza nas Comarcas de Araucária, Mallet, Rio Negro, Guaraniaçu, Cascavel e Curitiba. Foi nomeada Juíza do Tribunal de Alçada em 2000 e Desembargadora do TJ em fevereiro de 2005.

José Joaquim Guimarães da Costa - Ingressou na magistratura estadual em 1981, tendo passado por Ponta Grossa, Cândido de Abreu, Marechal Cândido Rondon, São José dos Pinhais, Cascavel e Curitiba. Foi promovido a Desembargador em maio de 2006.

Renato Braga Bettega - Juiz estadual desde 1980, atuou em Paranaguá, Capanema, Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Curitiba. É Desembargador desde março de 2007.

D'Artagnan Serpa Sá - Aprovado no concurso de Juiz de Direito em 1988. Exerceu suas atividades em Rolândia, Tibagi, Campo Mourão, Palmas e Curitiba e se tornou Desembargador em 2006.

Candidato à 2ª Vice-Presidência:

Fernando Wolff Bodziak- Iniciou a carreira como Juiz de Direito substituto em Jacarezinho e depois atuou como Juiz de Direito nas Comarcas de Cândido de Abreu, Imbituva, Umuarama, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. Foi Juiz do Tribunal de Alçada entre setembro e dezembro de 2004, quando foi nomeado Desembargador. Em agosto deste ano assumiu a 2ª Vice-Presidência em um mandato tampão, em virtude da aposentadoria da Desembargadora que estava no posto.

Candidatos à Corregedoria-Geral:

José Augusto Gomes Aniceto – Iniciou na carreira de Juiz em 1978 em Cianorte, seguida pelas Comarcas de Ipiranga, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Cianorte e Curitiba. Foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada em abril de 2002 e em dezembro de 2004 foi promovido a Desembargador do TJ.

Eugênio Achille Grandinetti - Aprovado em concurso para Juiz estadual em 1980, atuou nas Comarcas de Lapa, Campo Largo, Curitiba, Capanema, Prudentópolis, Rio Branco do Sul e Piraquara. Foi Juiz do Tribunal de Alçada em abril de 2002 e foi promovido ao cargo de Desembargador em dezembro de 2004. Na atual gestão ocupou os cargos de Corregedor e de Corregedor-geral.

Candidato à Corregedoria:

Robson Marques Cury -  Começou a carreira na magistratura em 1977, com atuação em União da Vitória, Dois Vizinhos, Cerro Azul, Toledo, Cascavel e Curitiba. Em abril de 2000 foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada e passou ao cargo de Desembargador em dezembro de 2004. Foi eleito no mês de outubro de 2014 para ocupar o cargo de Corregedor até o fim da atual gestão.

Candidatos ao Conselho da Magistratura:

Fábio Haick Dalla Vecchia - Juiz substituto, desde 1992 e atuou nas Comarcas de Bela Vista do Paraíso, Clevelândia e Marechal Cândido Rondon. Trabalhou também nas Comarcas de Barracão, Engenheiro Beltrão, Paranavaí, Londrina e Curitiba. A partir de 2004 passou a atuar como Juiz substituto em segundo grau e assumiu o cargo de Desembargador em novembro de 2013.

Abrahan Lincoln Merheb Calixto – Ingressou na magistratura em abril 1989, atuou nas Comarcas de Colombo; Ribeirão do Pinhal; Palmas  e como Juiz de Direito Substituto em Foz do Iguaçu e Curitiba. Ocupa o cargo de Desembargador desde dezembro de 2006.

Maria Aparecida Blanco de Lima – Ingressou na magistratura em 1980. Passou pelas Comarcas de Foz do Iguaçu; Guaraniaçu; Pato Branco; Londrina e Curitiba. Chegou ao cargo de Desembargadora em março de 2007.

Mario Helton Jorge – Ingressou na magistratura em 1990. Atuou como Juiz Substituto nas Comarcas de Toledo e Cascavel e como Juiz de Direito passou pelas Comarcas de Chopinzinho; Piraí do Sul; Telêmaco Borba e Curitiba. Atua no cargo de Desembargador desde outubro de 2008.