Tribunal do Júri de Curitiba realiza primeiro julgamento de autos digitalizados pelo PROJUDI

A 2ª Vara Privativa do Tribunal do Júri de Curitiba realizou na última quinta-feira (26/3) o primeiro julgamento feito com autos totalmente digitalizados pelo sistema PROJUDI do Tribunal de Justiça do Paraná.

Para o julgamento, foram instalados sete computadores no plenário, um para cada jurado, o que permitiu que todos eles tivessem acesso a todo o processo, na íntegra e concomitantemente. Fotos, laudos, depoimentos, tudo pode ser verificado no momento em que era citado, durante todo o tempo.

Para o Juiz de Direito Daniel Ribeiro Surdi de Avelar esse processo traz celeridade e segurança.

"No processo físico, apenas uma pessoa por vez poderia estudar o caso. No digitalizado, promotor e advogado tem acesso, o que agiliza as conclusões. Além disso, existe maior segurança, sem a possibilidade de extravio de qualquer documento. Além da segurança e agilidade, o processo digital contribuiu para um melhor esclarecimento dos jurados. O novo procedimento foi aprovado pelos membros do Conselho de Sentença, os quais relataram, ao final, que se sentiram mais seguros para decidir o caso penal diante da facilidade de acesso ao conteúdo dos autos"

O Julgamento iniciou às 9h e terminou às 18h com o encaminhamento de ofício, também de forma digital.