**  Conforme orientações da Resolução nº 370/2021 do CNJ,
a partir de 2021 as informações estratégicas e táticas estão
no documento PLANO DIRETOR DE TIC - PDTIC. **
 

 

PETIC - Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação

Segundo o conceito de Planejamento Estratégico:

“Processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas." (Peter F. Drucker, 1984, Introdução à Administração)

Para o DTIC seguem as definições para Missão, Visão e Valores definidos no Planejamento Estratégico de TIC (PETIC) ciclo de 2015 a 2020.

 

Missão:

Prover o judiciário paranaense de soluções tecnológicas efetivas para que cumpra a sua função institucional.

Visão:

Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação.

Valores:

► Transparência  ► Ética  ► Justiça  ► Inovação  ► Celeridade  ► Eficiência  ► Acessibilidade  ► Segurança

 


 

Objetivos Estratégicos

"São os fins a serem perseguidos pela organização para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. Constituem elo entre as diretrizes de uma instituição e seu referencial estratégico. Traduzem, consideradas as demandas e expectativas dos clientes, os desafios a serem enfrentados pela organização num determinado período."   (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

Metodologia BSC para Gestão Estratégica

 

 

Indicadores

"Os indicadores são padrões utilizados para avaliar e comunicar um desempenho alcançado frente a um resultado esperado. Possuem, sempre, unidades de medidas associadas, a exemplo de quantidade, percentual, dias, etc." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

 

Metas

"As metas representam os níveis de desempenho ou de melhoria requeridos para o alcance de um objetivo estratégico, servindo como vínculo entre este e os colaboradores da organização." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão).

 

Iniciativas Estratégicas

"Conjunto de ações necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos e ao preenchimento das lacunas de desempenho existentes entre a performance atual e as metas futuras. Elas se diferenciam dos objetivos estratégicos e da rotina organizacional:

– por serem mais específicas;
– por terem começo e fim predeterminados;
– por terem pessoas ou equipes alocados para a sua execução, bem como verba preestabelecida, se necessário."

(TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

As Iniciativas estratégicas foram apresentadas na página de Portfólio de Projetos do Portal de Governança de TIC do DTIC no TJPR.