PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE TIC - 2018

Notícia no portal TJPR sobre a pesquisa (link para nova página)

 

 

O objetivo é verificar o nível de satisfação dos magistrados, servidores, serventuários e estagiários do órgão em relação aos serviços e soluções de tecnologia disponibilizados pelo DTIC.

O resultado, compilado em um relatório, apresentou diversos indicadores que podem ser úteis para a melhoria nos serviços e para o direcionamento das ações do TJ-PR de acordo com o planejamento estratégico.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Período da Pesquisa: A pesquisa ficou disponível para preenchimento por 1 mês, no período compreendido entre 01/09/2018 a 30/09/2018.
  • Público Alvo: Interno ao TJPR, disponibilizados aos Magistrados, Servidores Concursados, Servidores em cargo em comissão, Estagiários, e Serventuários / Extrajudicial.
  • Canal e publicidade:  No portal da Intranet do TJPR foram disponibilizados links para um formulário eletrônico.
  • Conteúdo do questionário: O questionário abrangeu 16 perguntas objetivas e 01 campo aberto para opiniões, contemplando alguns serviços disponibilizados no DTIC para as áreas de Atendimento (1º e 2º nível), de Infraestrutura, e de Sistemas de TIC.
  • Números sobre o TJPR (em setembro/2018):  Magistrados ( 25 ), Servidores Efetivos/Comissionados ( 348 ), Estagiários ( 20 ), Serventuário / Extrajudicial ( 3 ), totalizando menos de 2% do total de usuários de TIC no TJPR;  
  • Total de respostas preenchidas:  396  respostas.

 

GRÁFICOS:

PSU 2018 por Cargo

 

Respostas por Cargo Respostas Percentual
Servidor concursado 301 76 %
Servidor cargo em comissão 47 12 %
Magistrado 25 6 %
Estagiário 20 5 %
Serventuário / Extrajudicial 3 1 %
Total de Respostas 396 100%

 

Categorias avaliadas % da Satisfação dos usuários
Atendimento 1º Nível 81,8 %
Atendimento 2º Nível 82,6 %
Equipamentos e Infraestrutura 64,6 %
Sistemas de Informação (TI) 61,0 %
Média geral da Satisfação com os serviços da área de TIC 72,5 %

 

 

Um dos parâmetros avaliados foi o atendimento efetuado pelos servidores do DTIC. Os usuários avaliaram positivamente o atendimento telefônico dos técnicos da Central de Atendimento de 1º NÍVEL nos quesitos cordialidade, capacidade e rapidez. A maioria (82%) considerou que este atendimento foi satisfatório.

Observação: Método NPS (Net Promoter Score), de maneira simplificada, classifica as respostas "Satisfeito" e "Muito Satisfeito" como Satisfeito, e as respostas "Muito Insatisfeito", "Insatisfeito" e "Indiferente" como sendo Insatisfeito.

 

PSU 2018 - 1º Nivel de Atendimento

 

O ATENDIMENTO de 2º NÍVEL, quando as demandas são registradas por algum outro meio e encaminhadas a um técnico de atendimento, que entra em contato posteriormente, via e-mail, telefone ou ainda presencialmente, revela um nível próximo de satisfação. Nesse caso, 83% dos usuários avaliaram de forma positiva o serviço prestado.

PSU 2018 - 2º Nivel de Atendimento

 

No que se refere à INFRAESTRUTURA e aos EQUIPAMENTOS de informática disponibilizados, como computadores, impressoras, serviços de comunicação, ambiente de navegação do portal do TJPR e da área restrita, assim como a documentação de sistemas, houve uma média geral de satisfação de 65%. Já o nível de satisfação dos sistemas judiciais e administrativos mais utilizados por magistrados e servidores foi de 61%.

 

PSU 2018 - Equipamentos e Infraestrutura de TICPSU 2018 - Sistemas mais utilizadosPSU 2018 - Média Satisfação Sistemas TIC

 

Respostas subjetivas e avaliação geral

De um modo geral, as principais reclamações mencionadas subjetivamente foram referentes a:

  • falta de quantidade e qualidade de equipamentos, principalmente impressoras e scanners;
  • falta de cortesia e de padronização dos atendimentos;
  • bastante citada a distância entre o DTIC e o usuário, com muitos comentários pedindo uma comunicação mais próxima, principalmente no que se refere a alterações em sistemas e treinamentos.

Já as sugestões, normalmente específicas para determinados sistemas, pleiteiam:

  • lentidão e indisponibilidades constantes do sistema Projudi;
  • padronização de interfaces dos sistemas
  • substituição do PJe e Judwin pelo Projudi;
  • simplificação de uso, principalmente Projudi e SEI;
  • necessidade de melhoria no portal do TJPR e na Intranet.

Foram registrados também muitos elogios, compreendendo desde as soluções de TI implantadas até a atendimentos recebidos.

Esta pesquisa apesar da extremamente baixa adesão perante o universo de quase 20 mil usuários pode não refletir completamente o senso da maioria, mas ainda assim, as avaliações e comentários subjetivos mostram que os usuários permanecem satisfeitos com o DTIC, seja com seus sistemas, estrutura ou atendimento. Entretanto a diminuição dos índices em relação a 2017 alerta para a necessidade de melhorias urgentes em diversas áreas e procedimentos, sejam nos setores de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura ou atendimento.

 

PSU 2018 - Consolidado

 

DOCUMENTOS:

Questionário da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC 2018 (formato .pdf, tamanho 158 Kb)

Apresentação sobre os dados coletados na PSU 2018 de TIC (formato .pdf, tamanho 970 Kb) acesso retrito ao DTIC

Relatório Completo sobre a Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC em 2018 (formato .pdf, 1.4 Mb) acesso retrito ao DTIC