Objetivos e Indicadores Estratégicos de TIC (OETIC) para ciclo 2021 a 2026

 atualizado em 02/12/2022

São apresentados os Objetivos Estratégicos de TIC (OETIC's),  que  indicam os pontos de ação identificados como necessários ao cumprimento da Missão e o alcance da Visão de futuro, vinculados aos Indicadores Estratégicos de TIC (IETIC's), os quais viabilizam a aferição de seu atingimento.

 

As informações abaixo estão detalhadas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC 2021-2022) versão 2.1, conforme SEI!TJPR nº 0108897-80.2022.8.16.6000  (doc. informação nº 8114304) aprovado pelo Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGOVTIC) em 23/09/2022 registrado no SEI!TJPR nº  0013191-07.2021.8.16.6000  (ata doc. nº 8109158) .

 

Perspectiva: SOCIEDADE
Objetivos e Indicadores Estratégicos de TIC Base P x R 2021 2022 2023 2024 2025 2026
OETIC.1 - Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema Judiciário - Atuar na melhoria e no incremento da qualidade dos atendimentos e da experiência dos serviços ofertados aos usuários do Poder Judiciário, seja de forma presencial ou virtual.

→  IETIC-1.1 - Índice de adesão à pesquisas de satisfação padronizada - Avaliar o percentual de serviços que possuem pesquisa padronizada e preconizada pelo CNJ em comparação ao total de pesquisas realizadas.

2020 Projetado 50% 60% 70% 75% 80% 85%
0% Realizado -          
→  IETIC-1.2 - Índice de satisfação dos usuários - Indicador capaz de avaliar a satisfação dos usuários de TIC do órgão. 2019 Projetado 70% 72% 74% 76% 78% 80%
74% Realizado 81,4%          
→  IETIC-1.3 - Índice de demandas atendidas - Avalia a quantidade de demandas atendidas em relação à quantidade de demandas registradas no órgão. 2020 Projetado 50% 55% 60% 65% 70% 75%
62% Realizado 58%          
→  IETIC-1.4 - Índice de atendimento à acessibilidade digital - Avalia a capacitação dos servidores do DTIC quanto ao assunto Acessibilidade Digital, através do treinamento eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) elaborado pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). 2020 Projetado 50% 55% 60% 65% 70% 75%
0% Realizado 75%          
OETIC.2 - Promover a Transformação Digital - Promover o aperfeiçoamento dos resultados utilizando as ferramentas tecnológicas disruptivas de transformação digital com o objetivo de otimizar os recursos humanos e aprimorar a eficácia na execução dos recursos financeiros, seguindo o princípio da economicidade processual e a satisfação dos usuários.
→  IETIC-2.1 - Índice de serviços digitais - Avalia a quantidade de Serviços Digitais dentro do órgão. 2020 Projetado 50% 55% 60% 65% 70% 75%
0% Realizado -          
→  IETIC-2.2 - Índice de serviços disponibilizados em nuvem - Avalia o percentual de Serviços Disponibilizados em Nuvem em relação ao total de Serviços utilizados no órgão. 2020 Projetado 10% 15% 20% 23% 27% 30%
0% Realizado -          
→  IETIC-2.3 - Índice de execução do plano de transformação digital - Avalia o percentual de execução do PTD dentro do órgão. 2020 Projetado 50% 60% 70% 80% 90% 100%
0% Realizado -          
 
Perspectiva: PROCESSOS INTERNOS
Objetivos e Indicadores Estratégicos de TIC Base P x R 2021 2022 2023 2024 2025 2026
OETIC.3 - Aprimorar as Aquisições e Contratações de TIC - Aperfeiçoar a utilização de métodos, processos e ferramentas que proporcionem a melhoria nas aquisições e contratações de TIC, em busca de otimizar os recursos do Poder Judiciário.
→  IETIC-3.1 - Índice de adesão à resolução de contratações de TIC - Avalia o percentual de adesão à Resolução de Contratações de TIC dentro do órgão. 2020 Projetado 90% 92% 95% 97% 99% 100%
0% Realizado -          
→  IETIC-3.2 - Índice de contratações de TIC realizadas - Avalia a quantidade de contratações e aquisições de TIC executadas dentro do prazo, escopo e qualidade pretendidos dentro do previsto no Plano de Contratações de Solução de TIC - PCSTIC. 2020 Projetado 50% 60% 65% 70% 75% 80%
56% Realizado 34,2%          
→  IETIC-3.3 - Índice do grau de aplicação de recursos de TIC - Avalia o percentual da despesa total do TJPR que é destinada para a área de TI. 2020 Projetado 2% 4% 4,5% 5% 5,5% 6%
0,93% Realizado 2,63%          
OETIC.4 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas - Aprimorar e incrementar todo aparato responsável por gerenciar os serviços de TIC do Poder Judiciário, principalmente nas iniciativas voltadas para Infraestrutura e Soluções Corporativas.
→  IETIC-4.1 - Índice de atendimento dos serviços TIC definidos pelo órgão - Avalia o cumprimento dos níveis mínimos dos serviços TIC definidos pelo órgão. 2020 Projetado 80% 82% 84% 87% 88% 90%
0% Realizado -          
→  IETIC-4.2 - Índice de projetos de software aderentes à metodologia de desenvolvimento de soluções - Avalia a quantidade de softwares desenvolvidos e utilizados pelos órgãos que utilizam metodologia sugerida de desenvolvimento. 2020 Projetado 75% 80% 85% 90% 95% 100%
0% Realizado -          
→  IETIC-4.3 - Índice de aderência das soluções implantadas ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) - Avalia a aderência das soluções implantadas ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI). 2020 Projetado 100% 100% 100% 100% 100% 100%
100% Realizado 100%          
OETIC.5 - Aperfeiçoar a Governança e a Gestão de TIC - Consolidar os processos, regulamentações e leis no âmbito da administração do Poder Judiciário visando aprimorar a Governança, Gestão e cumprimento das metas e objetivos estabelecidos coletivamente.
→  IETIC-5.1 - Índice de execução do PDTIC - Indicador capaz de avaliar o percentual de execução PDTIC. 2020 Projetado 60% 65% 70% 75% 80% 85%
29% Realizado 38%          
→  IETIC-5.2 - Índice de avaliação do IGOVTIC-JUD - Avalia e acompanha a situação da Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário. 2020 Projetado  Baixo   Satisfatório Satisfatorio Aprimorado Aprimorado Excelência
Satisfatório Realizado Aprimorado          
OETIC.6 - Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados - Melhorar os avanços voltados para a Segurança da Informação e dados pessoais frente aos mais diversos desafios, fazendo-se valer principalmente das vantagens oriundas da utilização de Inteligência Artificial e demais soluções disruptivas de TIC.
→  IETIC-6.1 - Índice de adesão à LGPD - Avalia o cumprimento das recomendações do órgão em cumprimento a recomendação do CNJ e em atendimento à LGPD. 2020 Projetado 75% 80% 85% 90% 95% 100%
0% Realizado -          
→  IETIC-6.2 - Índice de serviços críticos com gestão de risco - Avalia se os serviços identificados como críticos possuem gestão de risco e se são aplicados. 2020 Projetado 85% 87% 90% 95% 97% 100%
0% Realizado -          
 
Perspectiva: APRENDIZADO E CONHECIMENTO
Objetivos e Indicadores Estratégicos de TIC Base P x R 2021 2022 2023 2024 2025 2026
OETIC.7 - Reconhecer e Desenvolver as Competências dos Colaboradores de TIC - Melhorar o desempenho e o cumprimento de metas, considerando a importância em aperfeiçoar o reconhecimento dos profissionais da TI do Poder Judiciário por meio da Gestão de Competência Institucional.

→  IETIC-7.1 - Índice de execução do plano de capacitação de TIC - Avalia o percentual de execução do Plano de Capacitação de TIC – PCTIC no órgão.

2020 Projetado 70% 75% 80% 83% 85% 90%
25% Realizado 69,8%          
OETIC.8 - Buscar a Inovação de Forma Colaborativa - Potencializar a relação entre colaboração e inovação com vistas à evolução e expansão da maturidade de TIC Poder Judiciário de modo a oferecer a desburocratização dos serviços e agregar valor aos usuários.

→  IETIC-8.1 - Índice de iniciativas realizadas em colaboração com outros órgãos do judiciário -  Avalia o número de iniciativas realizadas em colaboração com outros órgãos do Judiciário.

2020 Projetado 5% 10% 15% 20% 25% 30%
0% Realizado -          

→  IETIC-8.2 - Índice de iniciativas publicadas no repositório nacional - Avalia a quantidade de iniciativas publicadas (Projetos, ações e atividades de TIC do Poder Judiciário).

2020 Projetado 5% 6% 7% 8% 9% 10%
0% Realizado -