PCSETIC - Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC

O plano tem como objetivo apresentar ações para prevenir e tratar eventos provenientes de desastres ou que impactem significativamente os Serviços Essenciais de TIC, através de um documento único, normatizado, conhecido e também:

  • Conhecer o grau de exposição ao risco para eventos críticos e desastres;
  • Responder de forma eficiente às interrupções graves;
  • Minimizar possíveis impactos aos jurisdicionados;
  • Estabelecer procedimentos e ações a serem seguidos imediatamente após a ocorrência de um desastre ou interrupção significativa;
  • Estabelecer um plano de Administração de Crise - PACSE;
  • Estabelecer procedimentos e ações para restaurar serviços essenciais de TIC;
  • Definição de papéis e responsabilidades para executar e comandar as atividades previstas no plano;

Na ocorrência de interrupções significativas que impactem diretamente na continuidade da prestação jurisdicional no âmbito do Tribunal de Justiça do Paraná, almeja-se com este plano prover direcionamento para ações e procedimentos, comunicação linear e rápida recuperação dos serviços essenciais de TIC;

 

Este documento está em constante atualização pela equipe DTIC-CGP-DSeg (Divisão de Segurança de TIC), abaixo segue a minuta aprovada em 28/09/2022.

? TJPR - minuta do PCSETIC -  Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC (formato .pdf, tamanho 580 KB) (publicado no SEI!TJPR 0054728-46.2022.8.16.6000 doc. 7927129).

? TJPR - minuta do PCSETIC -  Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC (formato .ODT, tamanho 330 KB) (publicado no SEI!TJPR 0054728-46.2022.8.16.6000 doc. 7927129).

 

 

PACSE - Plano de Administração de Crises de Serviços Essenciais de TIC 

O Plano de Administração de Crise é parte documental do Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC, estabelecendo o fluxo e modelo de comunicação entre diversas áreas e partes interessadas, com objetivo de informá-las sobre as interrupções dos serviços essenciais de TIC, bem como as ações e estimativa do tempo de recuperação, obtidas através dos planos de recuperação e informações fornecidas pela ETIR/TIC.

Os procedimentos e ações incluem administrar, eliminar ou neutralizar os impactos, inerente ao relacionamento entre os agentes envolvidos e afetados, até a superação da crise, por meio de uma orquestração de ações e comunicações eficazes.

O presente plano tem como objetivo apresentar ações para prevenir e tratar eventos provenientes de desastres ou que impactem significativamente os Serviços Essenciais de TIC, através de um documento único, normatizado, conhecido e também:

  • Minimizar transtornos sobre os desdobramentos de incidentes;
  • Estimular o esforço agregado para superação de crise;
  • Informar e orientar usuários internos, externos, mídia e fornecedores;
  • Disponibilizar modelos de comunicação; 

 

Este documento está em constante atualização pela equipe DTIC-CGP-DSeg (Divisão de Segurança de TIC), abaixo segue a minuta aprovada em 28/09/2022.

? TJPR - minuta do PACSETIC -  Plano de Administração de Crise de Serviços Essenciais de TIC (formato .pdf, tamanho 380 KB) (publicado no SEI!TJPR 0054728-46.2022.8.16.6000 doc. 7927149).

 

 

Links de Apoio

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