Conceitos de TIC e respectivos documentos / normativos

(atualizado em 18/09/2023)

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Assunto Definição Documento / Normativo
Acesso administrativo ou conta de administrador local aquela que permite realizar alterações em um microcomputador que afetam outros usuários, além de poder alterar as configurações de segurança, instalar software e hardware, acessar todos os arquivos e afetar outros equipamentos em rede; TJPR IN 63/2021
Acordo de Nível de Serviço Acordo documentado entre um provedor de serviço e um cliente que identifica os serviços necessários e o nível de serviço esperado.  
Agente Público aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuição financeira, ao Poder Judiciário do Estado do Paraná; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Agentes de Tratamento o Controlador e o Operador; TJPR Resolução OE 273/2020
Ameaça causa potencial de um incidente indesejado, que possui potencial para comprometer ativos através de exploração de vulnerabilidades.   Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Ameaça conjunto de fatores internos ou externos capaz de provocar um incidente, que pode resultar em dano para um ativo do Poder Judiciário do Estado do Paraná; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Apetite a risco nível de risco que a instituição está disposta a aceitar para atingir os objetivos identificados no contexto analisado.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Apetite a Risco nível de risco que a organização está disposta a aceitar para atingir os objetivos identificados no contexto analisado; TJPR Resolução OE 272/2020
Área de Armazenamento em rede disco virtual ou página web disponibilizado pelo DTIC aos usuários para armazenamento de dados corporativos; TJPR IN 63/2021
Ativo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Todo software e hardware mantido pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação; Abrangem microcomputadores, monitores de vídeo, webcam, leitoras de cartão, impressoras, equipamentos de digitalização, equipamentos multifuncionais, aparelhos telefônicos e demais periféricos. TJPR IN 63/2021
Ativo tudo aquilo que, ligado a Tecnologia da Informação, tem valor tangível ou intangível para o Poder Judiciário do Estado do Paraná, tais como dados, informação, softwares, equipamentos, instalações, serviços, pessoas e imagem institucional; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Ativos de TIC qualquer elemento de valor para organização, seja tangível ou intangível, que esteja relacionado à Tecnologia da Informação e Comunicação.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Autenticação Ato de identificação do usuário no sistema de segurança; TJPR IN 07/2018
Autenticidade propriedade que assegura a veracidade dos dados ou informações, tanto na origem quanto no destino, permitindo a identificação do emissor e do equipamento utilizado, quando for o caso; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) órgão vinculado à Presidência da República, ao qual cabe, entre outras atribuições, fiscalizar a aplicação da LGPD nas entidades do Poder Público e aplicar sanções em caso de descumprimento de suas determinações; TJPR Resolução OE 273/2020
Backup Cópia de segurança; TJPR IN 63/2021
Banda de Tráfego ou Transferência Quantidade de dados trocados ou em trânsito na rede; TJPR IN 07/2018
base de conhecimento bases de dados ou conhecimento acumulados sobre um determinado assunto; TJPR Decreto Judiciario 505/2019
Cabeçalho de mensagem Consiste nas informações enviadas junto a mensagem, sem considerar o próprio conteúdo. Como por exemplo: remetente, destinatário, assunto, histórico de trânsito da mensagem, entre outras; TJPR IN 03/2018
Caixa Postal Corporativa Externa Repositório de correio eletrônico compartilhado que representa uma unidade judicial não estatizada; TJPR IN 03/2018
Caixa Postal Corporativa Interna Repositório de correio eletrônico compartilhado que representa uma unidade e utilizada exclusivamente por usuários com caixa postal individual; TJPR IN 03/2018
Caixa Postal Individual Repositório de correio eletrônico de um único usuário (magistrado, servidor, estagiário); TJPR IN 03/2018
Caixa postal Repositório de correio eletrônico onde são armazenadas as mensagens recebidas e/ou enviadas: TJPR IN 03/2018
catálogo de serviços de TIC repositório contendo as informações sobre os serviços prestados pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC); TJPR Decreto Judiciario 505/2019
Causa de Risco razão que pode promover a ocorrência do risco.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Causa raiz A causa desconhecida ou original de um incidente ou problema.  
Central de Serviços de TIC (Service Desk) ponto único de contato entre o DTIC e os usuários (internos e externos), que registra e acompanha incidentes, requisições de serviço e realiza a comunicação com os usuários; TJPR Decreto Judiciario 505/2019
CGESTIC – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação comitê responsável pelos planos táticos e operacionais, análise de demandas, acompanhamento da execução de planos, estabelecimento de indicadores operacionais, dentre outros.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
CGOVTIC – Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação comitê responsável por apoiar e orientar as iniciativas, projetos e investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação, observando a estratégia institucional, dentre outros.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Ciclo de Vida dos Dados Pessoais todas as etapas de manuseio dos dados, desde o surgimento destes na Instituição até o respectivo descarte ou arquivamento; TJPR Resolução OE 273/2020
Comitê de Segurança de Tecnologia da Informação grupo multidisciplinar formado por magistrados e representantes de áreas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com a responsabilidade de apreciar, assessorar e aprovar a implementação das ações de segurança da informação; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Confidencialidade propriedade que garante acesso à informação somente a pessoas autorizadas; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Consequências resultado de um evento que afeta os objetivos estabelecidos.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Conta de usuário (login de rede ou identidade) Nome utilizado para identificar unicamente um usuário ou perfil. Esta Identidade é usada para concessão de direitos; TJPR IN 03/2018
Controlador pessoa jurídica de direito público a quem compete definir todas as ações relativas ao tratamento de dados pessoais; TJPR Resolução OE 273/2020
Controle ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudem a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos. TJPR Resolução OE 272/2020
Coordenador Negocial (BRM - Business Relationship Management) Responsável pelo gerenciamento e priorização das demandas, dirimindo e resolvendo conflitos entre os gestores negociais (POs) de sua área de atuação.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Cópia de segurança (backup) Cópia de dados para proteção contra perda da integridade ou da disponibilidade do original; TJPR IN 03/2018
Credencial de Acesso conjunto formado por login e senha, de uso individual, intransferível, que possibilita acessar um ativo de TIC; TJPR IN 63/2021
Criptografia Tecnologia utilizada para codificar as informações impossibilitando seu entendimento/leitura, cuja reversão ocorre somente com a utilização de uma senha previamente conhecida e/ou dispositivo criptográfico; TJPR IN 07/2018
Criticidade grau de importância do ativo para a continuidade das atividades e serviços do Poder Judiciário do Estado do Paraná; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
CSEGTI – Comitê de Segurança de Tecnologia da Informação comitê responsável por apreciar, assessorar e aprovar a implementação das ações de segurança da informação e garantir a implementação da Política de Segurança de Tecnologia da Informação.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Dado Pessoal informação relativa à pessoa física identificada ou identificável; TJPR Resolução OE 273/2020
Desktop computador de mesa utilizado pelo usuário em seu ambiente de trabalho; TJPR IN 63/2021
Delay Significa atraso ou demora. Representa a diferença de tempo entre o envio e o recebimento de um sinal ou informação em um serviço de TI. Nem todo atraso significa uma degradação do serviço.  
Demanda de TIC Atividade que exige a implementação, compra, implantação e/ou implementação de solução de TIC.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Demandante de soluções de TIC Todo usuário, interno ou externo ao TJPR, que tenha pedido de alteração ou desenvolvimento de solução de TIC.

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Disponibilidade propriedade de que a informação esteja acessível e utilizável sob demanda por uma pessoa física ou determinado sistema, órgão ou entidade; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Disponibilidade Propriedade de que a informação esteja acessível e utilizável sob demanda por uma pessoa física ou determinado sistema, órgão ou entidade; TJPR IN 07/2018
Dono do Serviço Papel responsável pela entrega de um determinado serviço de TI.  
Download/Upload Transferência de uma informação que se encontra em rede; TJPR IN 07/2018
DTIC Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação; TJPR IN 63/2021
Encarregado de Tratamento dos Dados Pessoais pessoa física ou jurídica responsável por, entre outras atribuições, realizar a comunicação entre a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e o Controlador, bem como conhecer detalhadamente todo o tratamento de dados pessoais efetivado na Instituição. TJPR Resolução OE 273/2020
Endereço eletrônico Padrão de nome utilizado para identificar um remetente e/ou destinatário no serviço de correio eletrônico. É montado utilizando um identificador seguido de @ e um domínio (ex: tjpr.jus.br); TJPR IN 03/2018
Equipamentos Especiais é o Ativo de TIC de propriedade do TJPR, disponibilizado ao usuário para desenvolvimento de atividades laborais, e que o acompanhará em caso de transferência ou relotação: notebook de magistrado, webcam de magistrado e leitor de cartão de assinatura de magistrados e servidores; TJPR IN 63/2021
Erro Falha ou vulnerabilidade que pode causar incidentes.  
Erro/Falha (Bug)  Erro ou falha no sistema que resulta em um comportamento inesperado ou indesejado diferente do que foi especificado. INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000
Erro conhecido Problema que já foi analisado, porém ainda não foi resolvido.  
Erro impeditivo Erro que comprometa o resultado esperado de uma atividade e que impeça a sua conclusão. INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000
Escopo é a soma total de todos os produtos do processo de trabalho e seus requisitos ou características.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0

Escritório de projetos de TIC

Estrutura funcional no Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC que realiza a gestão de demandas de TIC e o Portfólio de projetos de TIC.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Evento incidente ou ocorrência originada a partir de fontes internas ou externas que afetem a implementação da estratégia ou a realização dos objetivos.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Evento incidente ou ocorrência originada a partir de fontes internas ou externas que afetem a implementação da estratégia ou a realização dos objetivos; TJPR Resolução OE 272/2020
Falha Perda da habilidade de operar como definido na especificação ou de entregar o resultado necessário. Pode ser usado para se referir a serviços, processos, atividades, itens de configuração de TI, entre outros. Uma falha normalmente causa um incidente.  
Fator de escalabilidade Fator para se realizar a alteração de carga de trabalho ou o escopo de um serviço de TI, processo, item de configuração etc., dentro do que está acordado.   
Fonte de Risco elemento que, individualmente ou combinado, tem potencial para dar origem a um risco específico, podendo ou não estar sob controle.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Gerenciamento de Risco adoção de um conjunto de técnicas e metodologias que ajudem a identificar, analisar e gerir os riscos de maneira efetiva. TJPR Resolução OE 272/2020
Gerenciamento remoto Tecnologia que oferece a uma pessoa ou sistema controle à um dispositivo remoto; TJPR IN 07/2018
Gestão de Riscos processo contínuo aplicado a toda a instituição que consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar eventos em potencial, contribuindo para a sua redução ou neutralização.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Gestão de Riscos processo contínuo e técnico que consiste no desenvolvimento de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar eventos em potencial, capazes de comprometer o alcance dos objetivos organizacionais; TJPR Resolução OE 273/2020
Gestão de Riscos processo contínuo, aplicado a toda a organização, que consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar eventos em potencial, contribuindo para a sua redução ou neutralização; TJPR Resolução OE 272/2020
Gestor da Unidade Magistrado e/ou chefia imediata responsável pela unidade; TJPR IN 03/2018
Gestor da unidade Magistrado e/ou chefia imediata responsável pela unidade; TJPR IN 07/2018
Gestor da unidade magistrado ou servidor ocupante de cargo em comissão ou função comissionada responsável pelo gerenciamento da unidade; TJPR IN 63/2021
Gestor de Projetos (Gerente de projetos) Ppessoa designada como principal responsável para a condução do projeto no nível tático-operacional, de forma alinhada com as diretrizes e orientações do Gestor Negocial, e com ênfase na coordenação da equipe do projeto.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Gestor de Risco pessoa ou estrutura organizacional responsável por processo de trabalho, atividade, tarefa ou projeto institucional. TJPR Resolução OE 272/2020
Gestor Negocial (Product Owner)  Pessoa responsável por receber, avaliar, documentar e priorizar as demandas referentes ao negócio de uma solução de TIC, sejam elas normativas, evolutivas ou adaptativa

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Gestor Técnico Pessoa responsável por coordenar as ações técnicas necessárias para a implementação das demandas apresentadas pelo gestor negocial.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Governança de TIC (GovTIC) conjunto de diretrizes, estruturas organizacionais, processos de trabalho e mecanismos de controle que visam assegurar que as decisões e ações relativas à gestão e uso de TIC estejam alinhadas às necessidades institucionais e contribuam para o cumprimento da missão e alcance das metas da instituição; TJPR Decreto Judiciario 506/2019
Glosa Retenção de valores em pagamentos devidos ao contratado quando este não cumpre com os requisitos contratuais, normalmente, os acordos de nível de serviço.   
Grupo de controle Agrupamento de usuários para o qual são aplicadas restrições e/ou liberações de acesso conforme alguma definição; TJPR IN 07/2018
Grupo de Distribuição Recurso responsável em receber mensagens e reencaminhar cópia da mesma para todos os endereços membros do grupo, duplicando a mensagem em todas as caixas postais individuais; TJPR IN 03/2018
Hacking Ação ou conhecimento utilizado para obter soluções e efeitos que extrapolam os limites normais dos sistemas e serviços, muitas vezes desviando limites impostos para o uso dos mesmos; TJPR IN 07/2018
Hoax Mensagem eletrônica encaminhada a muitos destinatários, de conteúdo geralmente alarmante e com pouca ou nenhuma veracidade, cujo objetivo é a propagação de boatos e informações distorcidas; TJPR IN 03/2018
Impacto efeito da ocorrência do evento nos objetivos.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Impacto efeito da ocorrência do evento nos objetivos; TJPR Resolução OE 272/2020
Incidente de segurança evento adverso, confirmado ou sob suspeita, relacionado à segurança das autoridades judiciais, da informação ou dos sistemas de computação ou das redes de computadores; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Incidente de Segurança evento adverso, confirmado ou sob suspeita, relacionado à segurança das autoridades judiciais, da informação ou dos sistemas de computação ou das redes de computadores; TJPR IN 07/2018
Incidente de TIC interrupção não planejada de um serviço de TIC ou redução da sua qualidade; TJPR Decreto Judiciario 505/2019
Infraestrutura Tecnológica Todo o hardware, software, redes, instalações, etc. que são necessárias para desenvolver, testar, entregar, monitorar, controlar ou suportar aplicativos e serviços de TI. O termo infraestrutura de TI inclui toda a tecnologia da informação, exceto as pessoas, os processos e a documentação associados; TJPR IN 03/2018
Integridade propriedade de salvaguarda da inviolabilidade do conteúdo da informação na origem, no trânsito e no destino; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Integridade Propriedade de salvaguarda da inviolabilidade do conteúdo da informação na origem, no trânsito e no destino; TJPR IN 07/2018
Item de Configuração Qualquer componente ou outro ativo de serviço que precisa ser gerenciado a fim de entregar um serviço de TI. Os ICs podem incluir, normalmente, hardware, software, prédios, pessoas e documentos formais, tais como documentação de processos, políticas e ANSs.  
Limite de banda ou de tráfego Limitação de velocidade na troca de informações entre dispositivos em uma conexão de rede; TJPR IN 07/2018
Malware (código malicioso) Programa indesejado desenvolvido com a finalidade de executar ações danosas ou atividades maliciosas em um computador ou sistema; TJPR IN 07/2018
Malware Programa indesejado desenvolvido com a finalidade de executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador ou sistema; TJPR IN 03/2018
Mascaramento Característica de uso de algum recurso para ocultar a real intenção da ação; TJPR IN 07/2018
Material Criptografado Dados e/ou informações codificadas por meio de técnicas que impossibilitam o seu entendimento/leitura, cuja reversão ocorre somente com a utilização de uma senha previamente conhecida e/ou dispositivo criptográfico (ex.: token, smart card, entre outros); TJPR IN 03/2018
Matriz de Riscos representação formal na qual são registrados os riscos identificados, considerando as probabilidades e os impactos, de forma a permitir a definição das ações necessárias ao seu gerenciamento.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Mensagem de "correntes" Mensagem encaminhada para um número de destinatários com a intenção que ela seja repassada para outros destinatários, buscando o crescimento exponencial no envio desta mensagem; TJPR IN 03/2018
Microcomputador termo que contempla equipamentos do tipo Desktop e Notebook; TJPR IN 63/2021
Moderação de grupos de distribuição Ação de controlar as mensagens que são entregues aos membros dos grupos. Filtrando, através de um moderador, as mensagens válidas das inválidas; TJPR IN 03/2018
Moderador Pessoa com atribuição de avaliar as mensagens recebidas pelos grupos de distribuição; TJPR IN 03/2018
Nível de Risco representação numérica da magnitude do risco, que é expressa pelo produto das variáveis "impacto" e "probabilidade"; TJPR Resolução OE 272/2020
Nível de Risco representação numérica da magnitude do risco, que é expressa pelo produto das variáveis “impacto” e “probabilidade”.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Norma instrumentos de apoio para regular atos, padrões e regras, a fim de garantir a aplicabilidade de recursos para o alcance dos atributos da segurança da informação (confidencialidade, integridade, disponibilidade); TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Notebook computador portátil que pode ser transportado pelo próprio usuário; TJPR IN 63/2021
Objeto de Gestão de Riscos qualquer processo de trabalho, atividade, projeto, iniciativa ou recurso, de plano institucional ou de suporte, para a realização dos objetivos e metas do Poder Judiciário do Estado do Paraná; TJPR Resolução OE 272/2020
Operador pessoa física que realiza o tratamento em nome do Controlador, em todas as instâncias da Instituição ou no âmbito de contratos ou instrumentos congêneres com ele firmados; TJPR Resolução OE 273/2020
Parte interessada (Stakeholder) pessoa ou organização que pode afetar, ser afetada ou perceber-se afetada por uma decisão ou atividade.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Periférico qualquer equipamento ou acessório que seja ligado ao microcomputador. TJPR IN 63/2021
Pessoa Física pessoa natural ou física; TJPR Resolução OE 273/2020
Phishing Fraude eletrônica, caracterizada pela tentativa de obtenção de dados e informações pessoais com o uso de meios técnicos e de engenharia social; TJPR IN 03/2018
Plano Anual de Capacitação de TIC processo contínuo de gestão da capacitação de TIC para os colaboradores do DTIC, que compreende as definições dos temas e metodologias de capacitação a serem implementadas, as ações de capacitação voltadas à habilitação de seus servidores e o monitoramento dos resultados. TJPR Decreto Judiciario 504/2019
Plano de Contingência documento que apresenta detalhadamente os procedimentos e recursos a serem utilizados em caso de ocorrência de eventos que possam afetar a segurança de pessoas, do patrimônio ou de sistemas de informação, bem como outros que possam interromper a continuidade da prestação de serviços jurisdicionais.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Plano de Contingência documento que apresenta detalhadamente os procedimentos e recursos a serem utilizados em caso de ocorrência de eventos que possam afetar a segurança de pessoas, do patrimônio ou de sistemas de informação, bem como outros que possam interromper a continuidade da prestação de serviços jurisdicionais. TJPR Resolução OE 272/2020
Plano de Disponibilidade Plano que garante que os requisitos de disponibilidade existentes e futuros de um serviço de TI possam ser fornecidos (garantia) com efetividade em custo.  
Plano de Tratamento de Riscos-Chave documento que apresenta o processo de seleção e implementação das medidas necessárias para modificar um riscochave, especificando os controles a serem implantados ou aprimorados, prazos e recursos necessários. TJPR Resolução OE 272/2020
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) instrumento situado no nível tático, em conformidade com os objetivos estratégicos da TIC, que define indicadores, contém o planejamento de investimentos necessários, quantitativo e capacitação de pessoas, identificação e tratamento de riscos relacionados à TIC, além de realizar o diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicações para atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. TJPR Decreto Judiciario 506/2019
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) instrumento situado no nível estratégico, que estabelece objetivos específicos, diretrizes e metas para a área de TIC, por meio do planejamento dos recursos e de forma complementar ao Plano Estratégico Institucional; TJPR Decreto Judiciario 506/2019
Política definição de determinado objetivo da instituição e dos meios para atingi-lo; TJPR Resolução OE 273/2020
Porta de comunicação conexão virtual que pode ser usada na transmissão de dados, identificada por um número; TJPR IN 07/2018
Portfólio de Projetos de TIC Organização de programas, projetos, demandas ou atividades relacionadas a TIC que visam atender os objetivos estratégicos institucionais.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Portfólio de Serviços de TIC Conjunto de serviços de TIC e softwares que são gerenciados e ofertados pelo DTIC.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

primeiro nível de atendimento equipe responsável pela solução básica dos incidentes e requisições utilizando a base de conhecimento; TJPR Decreto Judiciario 505/2019
Princípio do menor privilégio estratégia de segurança que se baseia na ideia de conceder autorizações mínimas necessárias para o desempenho de uma atividade específica; TJPR IN 63/2021
Princípio norteamento para a atuação de magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e de todos aqueles que estabeleçam relação com o Tribunal de Justiça; TJPR Resolução OE 273/2020
Privacidade esfera íntima ou particular do indivíduo; TJPR Resolução OE 273/2020
Probabilidade possibilidade de ocorrência do evento.   Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Probabilidade possibilidade de ocorrência do evento; TJPR Resolução OE 272/2020
problema causa-raiz de um ou mais incidentes que deve ser investigada para encontrar uma solução; TJPR Decreto Judiciario 505/2019
Procedimento instrumentos de apoio necessários de como proceder para garantir a aplicabilidade de recursos para o alcance dos atributos da segurança da informação (confidencialidade, integridade, disponibilidade); TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Programa conjunto de mecanismos e procedimentos administrados de forma integrada, reunidos em documento único, no qual são previstas ações articuladas e dinâmicas para atingir determinado objetivo; TJPR Resolução OE 273/2020
Proprietário Pessoa responsável por gerenciar um recurso do serviço de correio eletrônico; TJPR IN 03/2018
Protocolo de acesso Padrões de comunicação entre os programas e o servidor de correio eletrônico; TJPR IN 03/2018
Protocolo de rede convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais; TJPR IN 07/2018
Proxy Externo Serviço responsável por intermediar o acesso à internet não administrado pelo TJPR, possibilitando mascarar o acesso realizado; TJPR IN 07/2018
Proxy Serviço responsável por intermediar acesso à internet; TJPR IN 07/2018
Público Externo usuários dos serviços do Tribunal e aqueles que, de alguma forma, estabeleçam relações com a Instituição; TJPR Resolução OE 273/2020
Público Interno magistrados, servidores e colaboradores (estagiários e terceirizados); TJPR Resolução OE 273/2020
Quarentena Ação de reter mensagens para avaliação, liberação ou descarte futuro; TJPR IN 03/2018
Rastreabilidade Capacidade de recuperar o histórico dos acessos realizados à informação para fins de auditoria ou investigação; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Recurso de Tecnologia da Informação Serviço ou equipamento que é oferecido e mantido pelo DTIC; TJPR IN 03/2018
Rede corporativa Rede de conexão entre dispositivos de TIC administrada pelo TJPR; TJPR IN 07/2018
Requisição de Mudança Um pedido formal para se iniciar a habilitação de uma mudança. Inclui detalhes da mudança solicitada.  
Requisição de serviços de TIC solicitação de recurso ou permissão adicional para ampliar ou melhorar a qualidade de um serviço de TIC; TJPR Decreto Judiciario 505/2019
Requisito de Nível de Serviço Um requisito do cliente para um aspecto de um serviço de TI. Os requisitos de nível de serviço são baseados em objetivos de negócio e usados para negociar metas de nível de serviço acordadas.  
Resiliência capacidade de enfrentamento ágil de situações inesperadas e de superação das adversidades para restabelecer processo de normalidade; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
Resolução Ação de solucionar um incidente ou problema.  
Risco Inerente é aquele ao qual a instituição está exposta, considerando os controles existentes, mas quando não são estabelecidos nem adotados tratamentos para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Risco Residual risco remanescente após estabelecimento e adoção de tratamento.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Risco evento capaz de afetar positiva ou negativamente os objetivos e as metas do Poder Judiciário do Estado do Paraná; TJPR Resolução OE 272/2020
Risco evento capaz de afetar positiva ou negativamente os objetivos e metas do Poder Judiciário do Estado do Paraná.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Risco-Chave risco com elevado impacto nos objetivos da instituição.  Plano PGRTIC 2021-2026 vs.1.0
Risco-Chave risco com elevado impacto nos objetivos da Instituição; TJPR Resolução OE 272/2020
Rollback Plano de Retorno   
Script/Macro Conjunto de informações, codificadas em linguagem humana, destinadas a controlar ou realizar tarefas em um computador; TJPR IN 03/2018
segundo nível de atendimento equipe especializada, ou atendimento presencial, responsável pela busca da solução do máximo possível dos incidentes e requisições registrados; TJPR Decreto Judiciario 505/2019
SEI Sistema Eletrônico de Informações; TJPR IN 63/2021
Serviço de correio eletrônico institucional serviço de envio, recebimento e armazenamento de mensagens eletrônicas (também conhecidas por "e-mails"), no âmbito do TJPR; TJPR IN 03/2018
Serviço privado de acesso à Internet Conexão com a internet fornecida por terceiros sem vínculo com o DTIC; TJPR IN 07/2018
Siglário Conjunto de definições das siglas que identificam as unidades do TJPR; TJPR IN 03/2018
Sistema de segurança Ferramenta, sistema ou serviço utilizado para monitorar, bloquear ou controlar o uso de um recurso de TIC visando garantir a segurança; TJPR IN 07/2018
Site Conjunto de páginas web organizadas a partir de um endereço básico e geralmente armazenadas hierarquicamente nesse endereço; TJPR IN 07/2018
Situação de Contingência Estado ou condição de falha/problema que reduz a capacidade dos recursos de TIC que suportam a atividade da organização; TJPR IN 07/2018
Software de código aberto (open source) é aquele cujo código fonte é disponibilizado e licenciado de forma a permitir a cópia, modificação e distribuição do software e seus derivados, de acordo com a licença que o acompanha; TJPR IN 63/2021
Software gratuito (freeware) é aquele cuja utilização não exige o pagamento de licenças, podendo ser seu código aberto ou fechado, e que permite a execução e redistribuição gratuita de seu executável; TJPR IN 63/2021
Software livre (free software) é aquele que permite ao seu usuário: executar o software para qualquer propósito; estudar e redistribuir cópias do software; modificar o software e distribuir estas modificações; TJPR IN 63/2021
Software Conjunto de informações, codificadas em linguagem de máquina, destinadas a controlar ou realizar tarefas em um computador; TJPR IN 03/2018
Solução de Contorno Solução que reduz ou elimina o impacto de um incidente ou problema para o qual ainda não está disponível uma resolução completa ou definitiva.  
Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação Conjunto de bens e/ou serviços destinados a solucionar problemas ou atender necessidades por meio do desenvolvimento e/ou da implantação de sistemas informatizados (software), módulos ou funcionalidades destes sistemas e/ou de equipamentos de informática (hardware) disponibilizados pelo TJPR.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 159/2023 - 0093802-73.2023.8.16.6000

Spam Mensagem indesejada enviada a um grande número de endereços eletrônicos, que não possua carácter institucional e/ou cujo objeto não seja inerente à atividade funcional do usuário ou da unidade; TJPR IN 03/2018
Streaming de vídeo/áudio Método de transmissão de informações que permite executar vídeo ou áudio durante o download do conteúdo; TJPR IN 07/2018
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ativo estratégico que suporta processos institucionais por meio da conjugação de recursos, processos de trabalho e técnicas utilizadas para obter, processar, armazenar, fazer uso e disseminar informações; TJPR Decreto Judiciario 506/2019
Teletrabalho modalidade de trabalho realizada de forma remota, com a utilização de recursos tecnológicos; TJPR IN 63/2021
Tempo médio entre falhas Métrica que determina a frequência com que um serviço ou outro item de configuração apresenta falhas.  
Tempo médio entre incidentes de serviço Métrica usada para medir e relatar a confiabilidade. É o tempo médio desde quando um sistema ou serviço de TI falha, até a sua próxima falha.  
Tempo médio para restaurar serviço Métrica que determina a rapidez com que um serviço é restaurado após uma falha.   
terceiro nível de atendimento especialistas internos ou externos responsáveis pela resolução dos incidentes e requisições não concluídos nos níveis anteriores. TJPR Decreto Judiciario 505/2019
Titular pessoa física a quem se referem os dados pessoais objeto de tratamento; TJPR Resolução OE 273/2020
TJPR Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; TJPR IN 63/2021
Thresholds (Limite): Valor de uma métrica que dispara uma resposta predefinida. São regras criadas nas soluções de monitoramento capazes de avaliar se determinadas condições ou limites configurados foram atingidos. Com base nessas regras, são disparados os alertas.   
Tratamento de Dados qualquer atividade pertencente ao ciclo de vida dos dados pessoais; TJPR Resolução OE 273/2020
Unidade Segmento organizacional destinado para o desempenho de atividade especifica; TJPR IN 03/2018
Unidade Segmento organizacional destinado para o desempenho de uma atividade específica; TJPR IN 07/2018
Unidade subdivisão administrativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; TJPR IN 63/2021
Usuário Pessoa que usa o serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC. TJPR IN 03/2018
Usuário Pessoa que usa o serviço ou recurso de TIC; TJPR IN 07/2018
Usuário Pessoa que utiliza serviço ou recurso de TIC; TJPR IN 63/2021
Usuário todo aquele que está autorizado a obter acesso a informações e sistemas; TJPR Decreto Judiciario 631/2016
VPN (Virtual Private Network) Serviço ou sistema que permite conexão criptografada entre a rede corporativa e um computador fora desta; TJPR IN 07/2018
Vulnerabilidade conjunto de fatores internos ou externos passivo de exploração, com risco de ocorrência de evento adverso indesejado, que pode resultar em danos aos ativos do Poder Judiciário do Estado do Paraná; TJPR Decreto Judiciario 631/2016

 

 

NORMATIVOS

https://www.tjpr.jus.br/legislacao-atos-normativos (link para nova janela) 

** Normativos citados na listagem anterior.

 

Descrição do Normativo TJPR Documento
TJPR DECRETO JUDICIÁRIO Nº 631/2016 Dispõe sobre a Política de Segurança de Tecnologia da Informação, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná, e estabelece competências administrativas aos seus órgãos integrantes.
TJPR DECRETO JUDICIÁRIO Nº 504/2019 Institui o Processo de Gestão da Capacitação de Tecnologia da Informação e Comunicação, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
TJPR DECRETO JUDICIÁRIO Nº 505/2019 Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação e o Gerenciamento de Incidentes, Requisições e de Problemas de TIC, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
TJPR DECRETO JUDICIÁRIO Nº 506/2019 Institui o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGESTIC), no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
TJPR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2018 Estabelece normas de segurança para a utilização do serviço de Correio Eletrônico institucional no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná.
TJPR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 07/2018 Estabelece normas para o acesso à Internet no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná
TJPR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 63/2021 Estabelece normas para fornecimento, uso e recolhimento de Ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação disponibilizados aos usuários pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná.
TJPR RESOLUÇÃO Nº 272/2020-OE Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos e institui o Comitê de Gestão de Riscos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.
TJPR RESOLUÇÃO Nº 273/2020-OE Dispõe sobre a Política de Privacidade dos Dados das Pessoas Físicas, para fins de cumprimento da Lei n.º 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná
   

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