IDEF1X é uma metodologia para a modelagem da informação cujo propósito inclui oferecer meios para definir uma visão de dados independente de aplicação, que pode ser validada por usuários e transformada em um projeto físico de BD. Os itens seguintes descrevem as estruturas básicas usadas na modelagem de dados IDEF1X.

Entidades #

Entidade independente de identificador

Entidade dependente de identificador

O nome de uma entidade é uma frase nominal no singular que descreve o conjunto de objetos que a entidade representa. Uma entidade aparece uma única vez em uma visão.

Atributos #

Cada atributo é identificado por seu nome único e respectivo domínio. O nome é expresso no singular e descreve a característica representada pelo atributo. Abreviações e acrônimos são permitidos, desde que o nome do atributo seja consistente e significativo no modelo. No Padrões de Nomenclatura está a lista de acrônimos que deverão ser utilizados para os projetos.

Sintaxe Exemplo

Relacionamentos de Conexão #

Sintaxe dos relacionamentos identificadores #

Um relacionamento identificador é representado por uma linha sólida entre a entidade-pai e a entidade-filho. A entidade-filho é sempre dependente de identificador (representada por um retângulo com cantos arredondados), e os atributos da chave primária da entidade-pai são atributos migrados para a chave primária da entidade-filho.

Sintaxe dos relacionamentos não-identificadores #

Uma linha pontilhada entre a entidade-pai e a entidade-filho denota um relacionamento não-identificador.

Chave-primária #

Sintaxe: Atributos que definem a chave primária são colocados no topo da lista de atributos na caixa que representa a entidade.

Chave estrangeira #

Sintaxe: Uma chave estrangeira é representada dentro da caixa da entidade pelas letras “CE” (ou “FK”, equivalente ao original inglês “foreign key”) entre parênteses. Se todos os atributos migrados pertencem à chave da entidade-filho, cada um é colocado acima da linha horizontal que divide a caixa, que é desenhada com os cantos arredondados, indicando que a entidade-filho é dependente do identificador da entidade-pai. Se, por outro lado, algum atributo migrado não pertence à chave primária da entidade-filho, será colocado abaixo da linha que divide a caixa, que será retangular.