Área do Mestre

  • Seguir o padrão já adotado na Tela de Cadastro, onde a operação Salvar pode ou não salvar também os detalhes adicionados;
  • O salvamento do mestre antes da inclusão dos detalhes é opcional à aplicação, dependendo do negócio.
  • Para os casos onde o mestre deve ser salvo antes da inclusão dos detalhes, recomenda-se o uso da tela de cadastro normal, que após o salvamento deve ser direcionada para a Tela * Mestre-detalhe, explicitando-se a separação das operações;
  • Em qualquer uma das situações, os botões que executam ações sobre o mestre (e sobre seus filhos dependendo do caso) devem ser mostradas no fim da tela, abaixo da área dos detalhes, para explicitar que a operação é global.

Área dos Detalhes

  • Utilizar uma aba para cada tipo de detalhe. Ex: Mestre-> Nota Fiscal; Detalhe 1-> Itens; Detalhe 2 -> Formas de Pagamento; Detalhe 3 -> Endereços de Entrega;
  • Recomendado o uso de abas horizontais onde o número de abas e sua descrição é previamente conhecido;
  • Se a descrição fixa das abas for muito grande a ponto de exceder uma linha de abas horizontais a aplicação é livre para adotar uma das seguintes soluções: quebra da descrição limitando o tamanho de sua área ( a aba ficaria mais “alta”); usar duas ou mais linhas com abas; utilização de abas verticais (geralmente ocupa mais área da tela);
  • Para os casos onde o número e a descrição das abas derivem de um conjunto de registros de uma tabela (ex: Processos que fazem parte de uma Sessão de Julgamento) é recomendado o uso de abas verticais;
  • É expressamente não recomendado o uso de abas dentro de abas, bem como o uso de mais de um jogo de abas por tela;
  • Utilizar tabela / árvore para apresentar os registros de cada detalhe no mesmo padrão já descrito na Tela de Pesquisa;
  • A utilização de filtros para pesquisas de registros dentro de cada detalhe (dentro de cada aba, como uma mini pesquisa local ao detalhe) é opcional, sendo recomendada apenas para casos com muitos itens;
  • Colocar qualquer operação referente ao detalhe em questão dentro da aba correspondente;
  • É expressamente não recomendada a edição/inclusão/exclusão de detalhes dentro de tabelas ou árvores. Para isso utilizar as opções descritas abaixo:
    • Ao se clicar sobre qualquer registro nas tabelas ou árvores de detalhes, é apresentada a opção Tela de Detalhe do Item (descrita abaixo) onde são apresentadas as opções de alteração e exclusão deste item, similarmente à Tela Detalhe de um registro qualquer já descrita anteriormente;
    • A inclusão de um novo item dentro de um conjunto de detalhes é efetuada através do Botão “Adicionar” situado no canto inferior direito de cada aba correspondente. Esta opção deve levar à Tela de Cadastro do Item, descrita abaixo.
      • Inclusão de Múltiplos Itens
        • É recomendado o uso da inclusão de múltiplos itens em um mestre, somente quando o relacionamento é simples, sem campos de propriedade da associação. Ex: Livro e Autor – nenhum valor precisa ser editado na associação;
        • A inclusão deve utilizar o botão Adicionar que neste caso abre uma Tela de Chave Estrangeira, com checkbox's a frente dos registros recuperados na pesquisa;
        • O usuário deve clicar no botão “Confirmar Seleção” após checar os registros desejados. Este deve fechar a janela e voltar a tela do Mestre com os novos itens já adicionados ao grid de itens do mestre detalhe.
      • Remoção de Múltiplos Itens
        • Somente para este caso, existirá um botão “Remover” que deve possibilitar a remoção múltipla dos registros mostrados no grid;
        • Este botão deve (similarmente ao botão Adicionar) abrir uma Tela de Chave Estrangeira sem os campos de pesquisa e o botão Pesquisar. O grid já deve vir preenchido, mostrando os itens associados ao mestre (o mesmo conteúdo mostrado na aba em questão) com checkbox's a frente dos registros para possibilitar a seleção;
        • Após a marcação dos registros a serem removidos, o usuário deve clicar no botão “Confirmar Remoção”. Este botão deve fechar a janela, e voltar a tela do Mestre mostrando apenas os itens que ainda restaram (não foram removidos).

Tela de Cadastro do Item

  • Área dos Dados do Mestre
    • Devem ser apresentados os dados principais que identificam unicamente o mestre para que o usuário saiba aonde está inserindo um novo detalhe. Estes dados não são editáveis.
  • Área do Item
    • Deve ser separada da área anterior por uma linha pontilhada, e ter seu título destacado acima desta linha: “Novo <descrição do detalhe>” para inclusão, e “Alterar <descrição do detalhe>” para alteração. Exemplos: “Nova Forma de Pagamento” e “Alterar Item”;
    • Como se trata de uma associação, esta área deve possuir obrigatoriamente um campo do tipo Chave-Estrangeira para que o item a ser associado seja recuperado (ver Critério Chave Estrangeira);
    • Os demais campos são características da associação entre o mestre e a chave estrangeira e devem ser editados no formato padrão de um cadastro normal;
    • Pode existir a opção Continuar Cadastrando como no cadastro normal. No entanto, esta não disponibiliza a visualização dos itens que já foram incluídos no detalhe;
    • O botão “Salvar” grava a associação adicionando o novo item ao conjunto de itens do detalhe;
    • O botão “Cancelar” deve retornar à Tela de Mestre-Detalhe.

Tela de Detalhe do Item

  • Área dos Dados do Mestre
    • Devem ser apresentados os dados (não editáveis) principais que identificam unicamente o mestre para que o usuário saiba a quem o item que está visualizando pertence.
  • Área do Item
    • Deve ser separada da área anterior por uma linha pontilhada, e ter seu título destacado acima desta linha: “<descrição do detalhe>” ou “<descrição do detalhe> da(o) <descrição do Mestre>”; Exemplos: “Forma de Pagamento” e “Item da Nota Fiscal”;
    • Apresentar os dados (não editáveis) do item com as opções “Alterar” e “Excluir” como numa Tela Detalhe normal.