Orientação Interface Padrão

Complementarmente ao Projeto de Interface Padrão a Orientação de Trabalho visa estabelecer os requisitos necessários para a utilização do referido projeto. Os mecanismos descritos neste documento são necessários para uma correta utilização e adaptação do Projeto de Interface Padrão ao diversos projetos de desenvolvimento que o utilizarão.Alguns itens de padronização serão estabelecidos, entretanto, segundo uma especificação técnica de implementação. Os itens de padronização sob um contexto de layout estão descritos na Diretriz do Projeto de Interface Padrão e foram definidos e estabelecidos pelo grupo de discussão criado para este fim.Portanto, é necessária a avaliação dos dois documentos: esta Orientação de Trabalho e a Diretriz doPadrão de Interface Web de Sistema com o Usuário. A Orientação de Trabalho estabelece os quesitos necessários para uma melhor utilização do Projeto de Interface Padrão segundo uma perspectiva de adaptação e implementação, enquanto que a Diretriz estabelece os itens de padronização segundo uma perspectiva de layout de interface que devem ser utilizados quando o conjunto de interfaces de sistema de um determinado projeto de desenvolvimento esta sendo implementado.O Projeto de Interface Padrão foi desenvolvido sob uma perspectiva semi-funcional (simulando funcionalidades de sistema) e, na seqüência serão apresentados alguns mecanismos para facilitar o entendimento e auxiliar na utilização do Projeto de Interface Padrão pelos diversos projetos de desenvolvimento de sistemas computacionais.

Objetivos #

Estabelecer os itens técnicos de implementação do Projeto de Interface Padrão necessários para uma melhor utilização do referido projeto.

Recursos do Projeto de Interface #

Serão apresentados, de maneira descritiva, alguns recursos produzidos pelo Projeto de Interface Padrão. A presente Orientação de Trabalho não pretende explorar todos os recursos disponibilizados, mas, um conjunto suficientemente capaz de prover um entendimento do produto resultante do Projeto de Interface Padrão.

Actions #

Os métodos implementados dentro das actions do projeto de interface padrão não devem ser copiados, pois trata-se de códigos que manipulam listas estáticas criadas com o fim de popular a tela e simular comportamentos necessários à interface.É altamente recomendado a modelagem das actions através da ferramenta EA, para que o desenvolvedor possa visualizar os fluxos envolvidos antes da implementação.O uso do objeto Page num projeto com DAOs deve se dar diretamente através das classes extendidas do próprio FrameWork, como a tjpr.entity.pagination.Page.

Utilização do componente DisplayTag #

O projeto disponibiliza um exemplo de utilização desta tag, já adaptada ao novo layout padrão. Lembramos entretanto, que a utilização dos componentes de paginação e ordenação faz-se mais interessante, uma vez que dá maior liberdade para utilização de outros componentes como o sanfona e a seleção de múltiplos. Além disso, o componente de paginação utilizado juntamente com tjpr.entity.pagination.Page oferece um uso mais flexível dos dados recuperados do banco, uma vez que tal objeto recupera uma página por vez, sem a necessidade de armazenamento da lista inteira em memória, como acontece com o Displaytag.