Maven é uma ferramente para auxiliar a gerenciar o ciclo de implementação de uma projeto, ou seja para facilitar a configuração do ambiente de implementação, organizar/automatizar a configuração das dependências de bibliotecas, executar/automatizar testes, parametrizar e empacotar um projeto baseado na tecnologia Java.

Um projeto Maven2 utiliza um descritor chamado pom.xml (Project Object Model) que define a configuração (estrutura) da implementação do projeto (dependência de bibliotecas). Projetos Maven2 e dependências podem estar inter-relacionados. Isto facilita a organização e modularização dos projetos e dependências. Um projeto Maven2 pode herdar de outro projeto Maven2 para especializar, alterar e/ou adicionar configurações e dependências (pom-parent.xml).

Foi criado um proxy interno do repositório do http://www.apache.maven.org para evitar downloads dos artefatos da internet.

Para utilizá-lo, deve-se substituir seu arquivo de configuração por este arquivo settings.xml em anexo com a configuração inicial padrão.

Também é necessário excluir o repositório local devido algumas alterações feitas para remover as ligações com o TJPR19. O diretório a ser excluído é o "%USERPROFILE%\.m2\repository" no Windows e "$HOME/.m2/repository" no Linux.

Com o objetivo de padronização, os profiles no pom.xml devem estar como segue abaixo:

  • dev - para o servidor de desenvolvimento portal-dev
  • tst - para o servidor de homologação portal-tst
  • prd - para o servidor de produção portal.tjpr.jus.br

Como o activation property "server" não está sendo mais utilizado, pois o plugin do Maven2 no Eclipse foi atualizado, esta tag de configuração pode ser removida.

Abaixo um trecho de como devem ser os profiles:

    <profiles>
        <profile>
            <id>dev</id>
            <properties>
                <serverName>portal-dev.tjpr.net</serverName>
            </properties>
        </profile>
        <profile>
            <id>tst</id>
            <properties>
                <serverName>portal-tst.tjpr.net</serverName>
            </properties>
        </profile>
        <profile>
            <id>prd</id>
            <properties>
                <serverName>portal.tjpr.jus.br</serverName>
            </properties>
        </profile>
    </profiles>

Todos utilizarão o CAS de produção, dessa forma, será desnecessária sua configuração para cada ambiente, reduzindo e tornando mais claro os profiles. O endereço do CAS de produção é https://sso.tjpr.jus.br.