Material de apoio à gestão: uma forma diferente de aprender

Há quem diga que gerir é uma arte e há quem diga também que a liderança é inata... e você, Chefe ou Supervisor(a) de Secretaria, concorda com essas duas afirmações?

Você pode até achar que elas têm um fundo de verdade, mas observe a sua realidade, no exercício da chefia ou da supervisão. Você desempenha a gestão quando conduz os trabalhos em Secretaria, certo? Você exerce a liderança quando precisa enfrentar os problemas corriqueiros do dia a dia, não é mesmo? Você acredita que está fazendo tudo que pode para ser um(a) bom(a) gestor, um(a) bom(a) líder, correto?

 

 

 

Nós também acreditamos que você está fazendo tudo o que pode para ser um(a) bom(a) gestor (a), um(a) bom(a) líder! Acreditamos tanto que elaboramos a coleção Cartilhas GESPRIJUD com o objetivo de oferecer ainda mais conhecimento teórico e prático sobre grandes temas de gestão.

 

 

Os assuntos são tratados de forma objetiva, leve e direta, para que você possa absorver o conteúdo com mais facilidade. Trazemos exemplos do dia a dia e também compartilhamos histórias de outros(as) colegas que já viveram os mesmos problemas e dificuldades enfrentados por você e, ainda, encontraram soluções. Você também contará, embreve, com materiais de apoio para promover ajustes e mudanças, caso queira aprimorar ainda mais a gestão em Secretaria.

Aproveite a leitura e, depois, compartilhe opiniões e sugestões para próximos temas das cartilhas. Tem uma história de sucesso sobre gestão em Secretaria? Escreve pra gente: gesprijud@tjpr.jus.br!

 

Confira a seguir a coleção Cartilhas GESPRIJUD:

Gestão de Desempenho e Gestão para Resultados

 

 

 

"Em Secretarias de Unidades Judiciárias, trabalhar com metas numéricas e objetivos definidos não é comum. Normalmente, os processos de trabalho, com suas atividades e tarefas, são executados rotineiramente. Sabemos o que ..."

 

Gestão de Pessoas

 

 

“'Cada pessoa é um mundo'. Você certamente já ouviu essa frase em algum momento da vida. Ao longo dos anos, mais e mais a sociedade e, consequentemente, as instituições reconhecem que as pessoas são diferentes e, por isso ..."

Gestão de Processos de Trabalho e Gestão do Tempo

 

 

 

 

 

"Na gestão judiciária, o termo processo remete ao processo judicial, a peça que orienta todos os atos de uma disputa entre partes. No entanto, a Gestão de Processos vai muito além disso. A Gestão de Processo busca..."

Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação

 

 

 

 

"Algo muito comum no setor público é a falta de qualidade na transmissão do conhecimento. Muitas pessoas ainda acreditam, infelizmente, que, ao reter conteúdo, principalmente relativo a processos de trabalho, ganham mais..."

Gestão por Competências

 

 

 

 

"A Gestão por Competências é uma ferramenta da gestão estratégica de pessoas que visa a maximizar o potencial humano e a produtividade das instituições, de forma a integrar os conhecimentos e..."