Coordenadoria de Governança, Riscos e Conformidade

 

No ano de 2021, em consonância aos princípios que regem a boa governança pública, o Decreto Judiciário n.º 91/2021, instituiu o Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC) com a finalidade de apoiar e assessorar o Presidente e o Secretário-Geral do Tribunal de Justiça nos temas relacionados à governança, gestão de riscos, compliance e controles internos.

Dentre suas atribuições está o papel de prestar suporte técnico e metodológico ao gerenciamento de riscos das Unidades Administrativas desta Corte, contribuindo, assim, para o efetivo gerenciamento dos riscos que podem impactar no alcance dos objetivos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

Em 11 de janeiro de 2024, o Decreto Judiciário nº 14/2024 que regulamentou a Lei Estadual n.º 21.811, de 13 de dezembro de 2023, estabeleceu a nova estrutura organizacional do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Como resultado, o então Núcleo de Governança, Riscos e Compliance  foi reestruturado e passou a ser denominado como Coordenadoria de Governança, Riscos e Conformidade (CGRC).
 
 

Missão

 

Com a Coordenadoria de Governança, Riscos e Conformidade, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) pretende desenvolver e fortalecer a governança institucional, promover o gerenciamento ativo dos riscos que podem impactar no alcance dos objetivos e propiciar um ambiente organizacional que priorize a atuação em conformidade com as leis, regulamentos e boas práticas de gestão. A inciativa alinha-se aos princípios norteadores da atual gestão de aumento da eficiência e uso racional dos recursos. 

 

Composição

 

A CGRC é composta por uma Coordenação, ocupada pelo servidor Thiago Martini Ribeiro Pinto, e por uma Assessoria, composta pelos servidores Alexandre Arns Steiner, Aline Luiza Lima Furlan, Fábio de Araujo, João Guilherme Lopes, Jose Henrique Cesário Pereira, Laís Cândida Ferreira, Laís Leopoldo Dantas e Roberta Geneci Neves Weber Teigão, conforme a estrutura abaixo: