COMPANHIAS AÉREAS ADEREM AO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA CONSUMIDOR.GOV AOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DO PARANÁ


COMPANHIAS AÉREAS ADEREM AO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA CONSUMIDOR.GOV AOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DO PARANÁ

No último dia 22 de março, as companhias aéreas Gol, Latam e Azul firmaram com o TJPR um Termo de Cooperação , comprometendo-se a aderir à plataforma consumidor.gov (integrada ao Projudi no âmbito dos Juizados Especiais pela Resolução nº 415/2023-CJES) e, através dela, buscar a solução consensual das demandas.

O termo firmado teve como base o projeto piloto iniciado pelo magistrado Dr. Henrique Kurscheidt no 11º Juizado Especial de Curitiba, por meio do qual se faculta às partes de uma demanda contra companhias aéreas substituírem a audiência de conciliação por uma negociação na plataforma supramencionada, de forma simples e célere.

Ante os bons resultados obtidos durante a execução do projeto piloto, o Conselho de Supervisão impulsionou a expansão da iniciativa, ampliando sua abrangência para as demais unidades de juizados especiais da Capital; esse compromisso com as companhias aéreas indica que os próximos resultados serão ainda mais promissores.

Participaram da assinatura do termo as seguintes autoridades: Presidente do TJPR, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; 2º vice-presidente do TJPR, Desembargador Fernando Prazeres; Juiz-Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Doutor Lucas Cavalcanti da Silva; além de advogados, diretores e consultores jurídicos, representando as companhias aéreas e o representante da ABEAR.