Poder Judiciário da Comarca de Pinhão participa de ação no combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A juíza de Direito Dra. Chelida Roberta Soterroni Heitzmann, titular da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial Criminal Comarca de Pinhão, conjuntamente com o Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude (SAIJ) da municipalidade participou, no último dia 25 de maio, da cerimônia de encerramento das ações para o enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do mês de maio.

 

O evento denominado caminhada “Faça Bonito”, contou com a participação de aproximadamente 200 alunos do Curso do Magistério do Colégio Mórski, além de alunos de várias escolas municipais.

 

Destaca-se que iniciativa se traduz em um desdobramento da campanha nacional realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, em parceria com as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes com o lema “Faça Bonito”.

 

A louvável iniciativa tem como objetivo chamar a conscientização da população infanto-juvenil para as situações de abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, sensibilizando e orientando sobre a importância da prevenção e divulgação de canais de denúncia.

 

A caminhada teve início na praça central da Comarca e encerrou-se no Fórum Municipal, local em que os alunos foram recepcionados pelos magistrados e representante do Ministério Público, quando foi ministrada uma breve palestra orientativa pela magistrada Dra. Chelida Roberta Soterroni Heitzmann.

 

A caminhada também contou com a presença dos técnicos e representantes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte e Lazer e Conselho Tutelar. Também aconteceram apresentações de teatro, oferecidas pelo Conselho Tutelar e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Pinhão. Além disso, os alunos confeccionaram flores de papel, representando o símbolo da campanha, e expuseram o trabalho no jardim do Fórum Municipal.

 

Destacando a relevância do evento, a juíza Dra. Chelida Roberta Soterroni Heitzmann afirmou que: “É muito importante essa aproximação, e apesar de ser um assunto difícil, para que as crianças conheçam e as famílias tenham essa conscientização.”

 

São iniciativas como essas que merecem especial destaque, eis que o engajamento em temas tão sensíveis é capaz de mobilizar a sociedade, conscientizando a todos contra a violação dos direitos sexuais de meninas, meninos e jovens, revelando, assim, uma maior proximidade do Poder Judiciário com os cidadãos assegurando-lhes os direitos mais essenciais do ser humano.

 

Por tais razões a 2ª Vice-Presidencia deste Tribunal de Justiça do Estado do Paraná não só ratifica a iniciativa, como elogia o trabalho realizado em Pinhão. E com medidas deste porte que se dá a real valorização do ser humano.