A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná foi criada em 2011 por meio da Resolução nº 20/2011 do Órgão Especial.

A CEVID é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Tem como principal atribuição elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Também oferece suporte aos magistrados, servidores e equipes multidisciplinares que atuam na temática e promove a articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais.

Ainda, recepciona dados, sugestões e reclamações referentes aos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, promovendo os encaminhamentos e divulgações, bem como fornece os dados referentes aos procedimentos que envolvam a Lei Maria da Penha ao CNJ, para que se promovam as mudanças e adaptações necessárias junto aos sistemas de controle e de informações processuais existentes.

Além disso, a CEVID promove diversas ações para concretização da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, abrangendo diferentes frentes de atuação.

Para que tudo isso seja possível, a CEVID conta com muito apoio e parcerias de instituições, órgãos e pessoas que também buscam a igualdade de gênero e o combate e prevenção à violência contra a mulher.

A gestão atual (Biênio 2023-2024) é composta pela Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID, e pelo Juiz de Direito Marcos Antônio da Cunha Araújo, Vice-Coordenador da CEVID.

 

Para mais informações sobre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, acesse o Guia Institucional abaixo.

 

      

 

 

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

 

 

 INSTAGRAM CEVID

 FACEBOOK CEVID

 YOUTUBE CEVID

 

 

CONTATOS CEVID:

cevid@tjpr.jus.br

(41)3200-2145

(41)3200-3559

(41)3200-3556

(41)3200-3115

 

 

 

 

 

Última atualização em: 18 de maio de 2023.

 

Palácio da Justiça - Prédio anexo - 8° andar - Sala 801 - Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n - Centro Cívico - Curitiba/PR - CEP: 80530-912 

Telefone: (41) 3200-3556 / (41) 3200-3115 / (41) 3200-3559 / (41) 3200-2145 (WhatsApp) - E-mail: cevid@tjpr.jus.br

Miniatura  Miniatura  Miniatura

CEVID realiza palestra para Servidores da Secretaria de Estado da Educação do Paraná

No dia 08 de março de 2024, a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, proferiu palestra a servidores da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O evento foi realizado pelo Núcleo Regional de Educação de Curitiba, em referência ao Dia Internacional da Mulher.

A palestra teve como enfoque reconhecer e homenagear as conquistas das mulheres na área da educação, bem como apontar os desafios que ainda enfrentam. Isso inclui questões como a ​​​​​​​igualdade salarial, representação em cargos de liderança, acesso igualitário a oportunidades educacionais e a promoção de um ambiente educacional livre de discriminação de gênero. A Coordenadora da CEVID também destacou algumas realizações das mulheres em diversas áreas, incluindo aquelas que fizeram contribuições significativas no campo da educação.

Iniciativas dessa natureza são de extrema relevância, na medida em que auxiliam a conscientizar a população sobre a importância da equidade de gênero e incentivar medidas para superar desafios e promover oportunidades iguais para todas as pessoas. Desse modo, além de contribuírem para a mobilização da sociedade em prol do respeito e da igualdade de direitos, essas ações motivam e inspiram mulheres e meninas a perseguirem seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais.




​​​​​​​