Manual de Gestão de Riscos

 

Para auxiliar a Gestão do Riscos no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná, foi desenvolvido o Manual de Gestão de Riscos, que tem como objetivo apresentar, de forma sintética e com conteúdo e linguagem simples, os principais conceitos, princípios e atores da gestão de riscos, possibilitando que qualquer pessoa possa compreender e gerir os riscos nos processos de trabalho em que atue. 

 

Podemos separar o manual em duas partes: 

 

1º Parte – Fase introdutória e conceitual: 

O manual inicia-se com a mensagem do Presidentereforçando a importância do gerenciamento de riscos para o atingimento dos objetivos institucionais. Em seguida, são apresentadas uma breve introdução e menções ao alinhamento EstratégicoCadeia de Valor, aos conceitos, objetivos e estrutura da Gestão de Riscos, de acordo com o estabelecido na Política de Gestão Riscos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

 

2º Parte – Vamos para a prática: 

A metodologia adotada pelo TJPR baseia-se na norma ISO 31000:2018, mundialmente reconhecida e que prega o gerenciamento de riscos como um ciclo dinâmico, repetitivo, capaz de reagir a mudanças na medida em que acontecem eventos externos e internos.