Pilares do Programa de Integridade

 

O Programa de Integridade do TJPR trata de um conjunto de medidas e ações institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes, corrupção e demais irregularidades, estando alicerçado nos seguintes pilares: 

 

 

I – Apoio e Comprometimento da Alta Administração 

O apoio e o comprometimento da Alta Administração são indispensáveis para a eficácia do Programa. O engajamento e a conduta dos gestores norteiam o comportamento dos demais e promovem uma cultura organizacional focada na ética e na integridade. 

II - Gestão de Riscos à Integridade e Controles Internos

A avaliação contínua dos riscos de integridade é fundamental para o desenvolvimento de controles internos que os previnam e contribuam para a criação de políticas e procedimentos que visem evitar, detectar e remediar fraudes e condutas irregulares.  

III - Políticas e Procedimentos

As políticas e procedimentos derivam do gerenciamento eficaz dos riscos à integridade. Eles orientam a conduta e as boas práticas de integridade no TJPR, visando prevenir, detectar e combater fraudes, corrupções e desvios éticos. 

IV - Treinamento e Comunicação

Construir uma cultura de integridade é vital para o sucesso do Programa. Esse pilar trata da efetiva comunicação das diretrizes de integridade, assim como a realização periódica de treinamentos adaptados às necessidades dos diversos públicos do Tribunal. 

V - Auditoria e Monitoramento Contínuo

O monitoramento eficaz do Programa é crucial para identificar os pontos de acerto e aqueles que requerem melhorias, por meio de avaliações independentes (auditorias) e do acompanhamento contínuo a fim de promover o constante aprimoramento do Programa. 

VI - Diversidade e Inclusão

Visa declarar o compromisso do TJPR em criar um ambiente de respeito, igualdade e inclusão para todas as diversidades. O objetivo é assegurar que todos se sintam respeitados e incluídos na instituição.