CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Josély Dittrich Ribas

Des. Josély Dittrich Ribas

Natural da cidade da Lapa (PR), filha de Wivian Sprenger Dittrich e de Elvira Ribas Dittrich, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1987 e pós-graduada em Direito Processual Civil em 2006, pelo Instituto de Direito Romeu Bacellar,

Ingressou na magistratura em 1989 como Juíza Substituta da 46ª Seção Judiciária, com sede na comarca de São José dos Pinhais.

Em 1991 foi nomeada juíza de direito da comarca de Palmital, sendo posteriormente removida para a comarca de Rebouças. Em 1993 foi promovida para a entrância intermediária, na comarca de Francisco Beltrão, onde exerceu suas atividades perante a Vara Criminal, Infância e Juventude e, posteriormente, perante a 1ª Vara Cível daquela comarca. Removida para a comarca de Piraquara em 1995, junto à Vara Criminal, Infância e Juventude e Família.

Em 1996 foi promovida para Curitiba, onde exerceu as suas funções perante a 3ª Vara da Fazenda Pública, inicialmente como juíza de direito substituta e, posteriormente, como juíza de direito titular, por quase onze anos. Removida, em 2007, para ao cargo de juíza substituta em Segundo Grau, atuando junto à 2ª Câmara Cível, em caráter permanente, desde 2008, e, ocasionalmente, em várias outras Câmaras Cíveis.

Em 23 de novembro de 2015 foi promovida, por merecimento, ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.