CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Ossian França

Des. Ossian França

Ossian França, filho de João Túlio Marcondes França e  Olivina Amaral de França, nasceu no dia 22 de julho de 1918, na cidade de União da Vitória (PR). Casou-se com a Sra. Yolanda Schmitz França.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, colou grau no ano de 1943. Iniciou sua vida profissional ainda como acadêmico, em 1942, com a função de escrivão interino no Cartório de Recursos do Tribunal de Justiça. No ano de 1944 foi promotor público na comarca de Piraí.

Ingressando na magistratura por concurso, foi nomeado juiz de direito para a comarca de São João do Triunfo e, sucessivamente, para Marechal Mallet, Tibagi e Londrina. Para Curitiba, foi nomeado em 1968.

Em 1970, com a instalação do Tribunal de Alçada, foi nomeado juiz daquele Tribunal. No dia 13 de outubro de 1970, foi nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

No magistério, foi professor de Economia Política na Faculdade de Direito e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, ambas estaduais. Realizou o curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Foi corregedor do Tribunal de Justiça do Paraná no biênio 1979/80 e o 20º presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Aposentou-se no dia 13 de julho de 1988.

Faleceu no dia  3 de novembro de 1998.

É patrono do Fórum de Campina Grande do Sul e do Fórum Eleitoral de Maringá. Também é patrono da Sala dos Desembargadores Jubilados.