Alinhado aos objetivos definidos no Planejamento Estratégico 2015/2020 e como forma de maximização do uso das informações armazenadas nos sistemas desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Paraná, incluiu-se no Plano de Ação para o biênio 2017/2018 a implantação da Correição Virtual nas Unidades Judiciárias do Estado do Paraná.

A virtualização dos processos judiciais no Estado do Paraná possibilita acesso remoto e instantâneo a todas as Unidades Judiciárias. Todo processo judicial, independentemente da competência, classe processual, fase de tramitação ou da Unidade em que se encontre, constatada a necessidade de intervenção a fim de afastar prejuízos à prestação jurisdicional, pode ser acessado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

 

A Correição Virtual - já adotada em inúmeros estados do Brasil - representa a modernização da atuação da Corregedoria-Geral da Justiça, em busca da celeridade e da eficiência jurisdicional

 

Dessa forma, a modalidade virtual de correição, além de assegurar eficiência na atribuição fiscalizatória, possibilita não somente atingir maior percentual de Unidades Judiciárias submetidas à correição dentro de menor período como também melhor aproveitar os recursos públicos.

Na modalidade Virtual, a Correição ocorre mediante a coleta remota de dados obtidos a partir de consulta aos Sistemas Projudi, Publique-se, eMandado e Boletim Unificado, com o auxílio do NEMOC (Núcleo de Monitoramento e Estatística da Corregedoria).

A execução dessa inovadora modalidade de Correição, que acontece desde o início do ano 2017, não prejudica o imprescindível contato pessoal. O Corregedor-Geral da Justiça entregará pessoalmente o relatório reservado na Comarca. Essa visita, como ocorre nas correições presenciais, proporciona atenção direta ao Magistrado, aos servidores, à Ordem dos Advogados do Brasil, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos jurisdicionados, tudo com o objetivo de conjugar novos mecanismos tecnológicos, economia e atendimento personalizado.

Como forma de apresentar a nova modalidade a entidades externas, a Correição Virtual da Comarca de Sertanópolis, realizada em 15.2.2018, foi acompanhada pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, José Augusto Araujo de Noronha, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado do Paraná, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, e pelo Promotor da Corregedoria-Geral do MPPR, Marcelo Adolfo Rodrigues.

 


 

Com o objetivo de revelar a eficácia da virtualização, houve a apresentação de todos os mecanismos tecnológicos disponíveis para a implementação do projeto, bem como a demonstração de como é realizada a coleta de dados de forma remota, com posterior atendimento personalizado na entrega do relatório reservado.

Ao final, o Presidente da OAB Paraná, o Corregedor-Geral e o Promotor da Corregedoria-Geral do MPPR foram convidados a assistir explanação sobre o Núcleo de Monitoramento e Estatística da Corregedoria-Geral (NEMOC), cuja atuação é essencial para a compilação de informações sobre Unidades Judiciárias do 1º Grau de Jurisdição.