Notícias

Ferramentas de I.A. são apresentadas em webinar no TJPR


FERRAMENTAS DE I.A. SÃO APRESENTADAS EM WEBINAR NO TJPR

Ação demonstrou a usabilidade de tecnologias que podem auxiliar, com mais eficiência e agilidade, o trabalho jurisdicional 

Magistradas, magistrados, servidoras e servidores, das diferentes comarcas e sedes do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), conheceram em detalhes como os recursos de Inteligência Artificial (I.A.) podem apoiar a realização do trabalho jurisdicional em suas unidades. O webinar Demo Day, realizado pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) em parceria com a empresa de tecnologia Microsoft, apresentou as funcionalidades do assistente virtual MS 365 Copilot, na terça-feira (21/05). 

“A Microsoft foi convidada para fazer essa apresentação para podermos avaliar a relação custo-benefício de ampliar o contrato de parceria do Tribunal com a companhia para agregar os recursos do Copilot. Buscaremos, na sequência, dialogar com os magistrados e servidores o alcance da viabilidade dessa aquisição”, avaliou o supervisor-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, desembargador Rui Portugal Bacellar Filho.  

O evento foi realizado no Tribunal Pleno do TJPR, em Curitiba, e transmitido online para cerca de 150 magistrados, técnicos e servidores de todo o estado. O público pôde interagir virtualmente, com perguntas, para entender as funcionalidades e aplicações da ferramenta. 

Na composição da mesa de apresentação, além do supervisor-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPR, esteve o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Rafael Coninck Teigão; a executiva de contas da Microsoft, Cecília Souza, e o especialista técnico da jornada moderna do trabalho, Rafael Lavecchia. 

Tecnologia a favor da Justiça 

O Poder Judiciário Paranaense já aplica recursos de Inteligência Artificial para oferecer serviços à sociedade com mais celeridade e eficiência. Através do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (TJPRlab), e da Secretaria de Tecnologia da Informação (Seti), foram criadas as ferramentas NatJusGPT e  JurisprudênciaGPT, que oferecem pareceres e informações técnicas a partir das bases de dados do TJPR e CNJ. Dessa forma, conferindo maior agilidade aos procedimentos jurisdicionais.  

Descrição da imagem de capa: Público acompanha do auditório do Tribunal Pleno do TJPR apresentação do webinar Demo Day, que demonstrou a usabilidade de recursos de tecnologia artificial no trabalho jurisdicional. Tela projeta imagem da demonstração de uso da ferramenta. Em mesa ao centro, participam o supervisor-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação, o secretário de Tecnologia da Informação e palestrantes.