Entregas podem ser realizadas em todo o estado para diversos órgãos oficiais 

TJPR apresenta NatJusGPT e JurisprudênciaGPT no 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual


TJPR APRESENTA NATJUSGPT E JURISPRUDÊNCIAGPT NO 11º ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL

Evento discutiu uso de ferramentas tecnológicas nas Justiças Estaduais e foi realizado no Rio de Janeiro

As ferramentas tecnológicas NatJusGPT e  JurisprudênciaGPT, desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (TJPRlab), e pela Secretaria de Tecnologia de Informação (Seti), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), foram apresentadas no 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), entre 24 e 26 de abril. “Temos que trazer todo esse conhecimento em inovação tecnológica para dentro dos nossos tribunais” , destacou o coordenador do TJPRlab, Leonardo de Andrade Ferraz Fogaça.  

Especialistas de tecnologia de tribunais da Justiça Estadual de todo o país se reuniram no encontro para discutir o impacto da tecnologia na modernização do sistema judiciário.  O foco das discussões foi a integração entre os avanços tecnológicos e as práticas judiciais, enfatizando o uso de novas ferramentas, como o NatJusGPT e o JurisprudênciaGPT, criados no Tribunal paranaense, para melhorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços jurídicos.

O impacto da inteligência artificial nas rotinas judiciais

Durante o encontro foram abordados temas como a otimização do trabalho judicial através da tecnologia, o impacto da inteligência artificial nas rotinas judiciais e a importância da segurança da informação. Os principais pontos discutidos foram o impacto da inovação colaborativa e da governança de dados na era da inteligência artificial, com várias iniciativas dos tribunais estaduais que compartilharam seus projetos de transformação digital.

Entre as inovações apresentadas, por exemplo, o TJRJ apresentou o IdeaRio, projeto idealizado para criar, receber e analisar ideias para formatar novos projetos de melhoria da prestação jurisdicional. Os participantes do encontro tiveram acesso a uma plataforma para a interação com fornecedores de tecnologia avançada, com a apresentação de soluções inovadoras para a forma como as audiências são conduzidas e documentadas atualmente.

Os juízes do TJPR Geraldo Dutra de Andrade Neto e Jurema Carolina da Silveira Gomes, que integram o conselho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do TJPR também participaram do evento.

 

Acesse aqui o site do Enastic.

 

Descrição da imagem de capa: plenária do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual com público e palestrantes ao fundo, no palco.