9º CONGRESSO DAS APACS – JUBILEU 1972/2022

 

A Desembargadora JOECI MACHADO CAMARGO, 2ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e Coordenadora do Programa Justiça no Bairro, atendendo a um convite, participou, no último dia 22 de junho, da abertura do 9º Congresso das Apacs realizado em Belo Horizonte – MG.

 

O Congresso das Apacs, realizado a cada quinquênio, tem por objetivo avaliar a caminhada das APACs e debater as questões pertinente à metodologia apaquiana. O evento deste ano teve por tema “NINGUÉM É IRRECUPERÁVEL”, foi realizado no Sesc Venda Nova, na capital mineira. Com uma programação que inclui oficinas, mesas-redondas, apresentações artísticas, conferências, lançamento de livro, entre outras atividades e reuniu palestrantes e mediadores do Brasil e do exterior.

 

A APAC é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, que visa recuperar o preso, socorrer as vítimas, proteger a sociedade e promover a justiça restaurativa.

 

Além da Segunda Vice-Presidente do TJPR, prestigiaram a abertura do congresso,  o Desembargador Armando dos Anjos (TJMG), coordenador-geral do Programas Novos Rumos para a iniciativa das Apacs; o Desembargador Caetano Levi (TJMG), presidente da Escola Nacional da Magistratura (Enfam); a Juíza Rosimere das Graças do Couto, representando o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o Desembargador convocado Evaldo Gavazza, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas (GMF/TJMG); o Desembargador Ruy Muggiati (TJPR); o Conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais Durval Ângelo; o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco; e a Defensora Pública Caroline Loureiro Teixeira, representando a Defensoria Pública de Minas Gerais.