A 2ª VICE-PRESIDÊNCIA REALIZOU A CAPACITAÇÃO DE MEMBROS E LIDERANÇAS RELIGIOSAS DA COMARCA DE CRUZEIRO DO OESTE E REGIÃO, JUNTO AO PROGRAMA “PACIFICAR É DIVINO”.

 

A 2ª Vice-Presidência do TJPR, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (NUPEMEC), realizou na última quinta-feira (30/6), a capacitação de membros e lideranças religiosas da Comarca de Cruzeiro do Oeste e região, junto ao Programa “Pacificar é Divino”.

A turma foi formada por lideranças e representantes das religiões Evangélica, Católica e Espírita, sendo que o referido curso foi ministrado sob a orientação de servidor do TJPR e Instrutor em Mediação e Conciliação Judicial capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conforme Res. 254/2020 - NUPEMEC, o Programa “Pacificar é Divino” é uma iniciativa da 2ª Vice-Presidência do TJPR e tem como objetivo disseminar a cultura do diálogo e da pacificação social, através da divulgação do trabalho realizado pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC’s).

O Programa consiste em promover cursos de sensibilização com finalidade educacional a quem queira conhecer os procedimentos de solução de conflitos, realizados pelos conciliadores e mediadores judiciais devidamente habilitados e cadastrados, no âmbito dos CEJUSC’s.

Os participantes do curso também são orientados que, ao identificar eventuais conflitos entre os fiéis e comunidade a qual estão inseridos, a procederem ao encaminhamento das partes interessadas em conciliar/mediar juntos aos CEJUSC’s, que serão os responsáveis em realizar as sessões, de forma presencial ou virtual.

O curso contemplou também a explanação da Política Judiciária Nacional de Pacificação Social, os métodos auto compositivos aplicados junto aos CEJUSC’s, apresentação destas estruturas, procedimentos estágios e técnicas, além dos serviços ofertados. Como também apresentou a forma desejada como a população deve ser atendida por profissionais qualificados habilitados pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, via Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (NUPEMEC).

A proposta é unir esforços com todas as religiões interessadas com o objetivo de difundir a cultura do diálogo e da conciliação, promovendo a pacificação social e evitando o ajuizamento de ações.

As vagas são destinadas a lideranças religiosas ou membros destas instituições, indicadas em lista pelo Juiz Coordenador do CEJUSC da Comarca via procedimento SEI.

Para mais informações: 2ª Vice-Presidência – Setor de Capacitações.