Cejusc Cidadania


CEJUSC CIDADANIA

A 2ª Vice-Presidente do Estado do Paraná, Desembargadora Joeci Machado Camargo, sempre comprometida com as balizas que norteiam a sua gestão institucional, firmou na última semana o termo de cooperação para instalar o primeiro polo avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) voltado especificamente à ‘Cidadania’.

O CEJUSC Cidadania – Justiça no Bairro, tem por enfoque entendimentos nas fases pré-processual e processual, com a recepção daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Além do atendimento jurisdicional, o Centro Judiciário oferece serviços de expedição de carteiras de identidade à população, medida realizada em parceria com o Instituto de Identificação do Estado do Paraná (IIPR) e com o apoio do Sistema FECOMÉRCIO, cumprindo de forma efetiva o seu papel de Cidadania, conciliando, de modo concreto, meios eficazes de prestação jurisdicional.

A implantação do CEJUSC CIDADANIA, recebe também o apoio da parceira COPEL – Companhia Paranaense de Energia que disponibiliza o 100% de fibra ótica para funcionamento de internet, além do ICI – Instituto Curitiba de Informática que fornece o software para funcionamento do CEJUSC.

Durante a semana inaugural do Centro Judiciário, em razão de toda expertise que a Desembargadora Joeci obtém em razão dos mais de dezenove anos do Programa Justiça no Bairro, realizou, em apenas cinco dias, mais de três mil atendimentos especiais voltados ao jurisdicionado, além de centenas de audiências, inclusive pelo sistema de videoconferência, consolidando a efetividade da prestação jurisdicional na Comarca.

Mesmo diante do cenário pandêmico, a 2ª Vice-Presidente, com a colaboração de dois servidores e quatro alunos, obtiveram êxito louvável com a semana inaugural do CEJUSC, iniciando os trabalhos todos os dias as oito horas da manhã e se estendendo até as onze horas da noite.

Sempre preocupados com o jurisdicionado, todos os envolvidos não mediram esforços para a realização de 105 divórcios, 5 dissoluções de união estável, 12 curatelas e substituição de curador, 15 retificações de registro, além de ações de tutela, reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade, negatória de paternidade, ação de exoneração de alimentos e ação de guarda e responsabilidade.

Também durante a implantação do CEJUSC foram realizadas as inscrições para casamento coletivo e solicitadas mais de 140 segundas via de certidões de nascimento e casamento.

Participaram ativamente dos atendimentos a Juíza da Vara Criminal Elaine Siroti, além do  Promotor de Justiça Ivandeci José Cabral e Professores e Alunos da UNIFCV – Centro Universitário Cidade Verde.