CEJUSC de Cascavel é inaugurado e começará a funcionar com uma unidade da CEMSU


CEJUSC DE CASCAVEL É INAUGURADO E COMEÇARÁ A FUNCIONAR COM UMA UNIDADE DA CEMSU

No dia 18/07, o 2o Vice-Presidente do TJPR, Des. José Laurindo de Souza Netto, inaugurou as novas instalações do CEJUSC de Cascavel, no Fórum da Comarca, acompanhado da Juíza Coordenadora do centro, Dra. Gabrielle Britto de Oliveira. O espaço, anteriormente utilizado como arquivo, foi reformulado e conta com 6 salas de mediação e conciliação, uma sala para aplicação de técnicas de justiça restaurativa, além de área administrativa.

Além da inauguração do novo espaço, foi lançada da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU), que funcionará como órgão de gestão das alternativas penais. Caberá à central o papel de oferecer subsídio às unidades do Sistema de Justiça Criminal, acompanhar e fiscalizar a execução dos substitutivos penais, bem como elaborar pareceres técnicos que se façam necessários durante o processo. Será integrada por equipe multidisciplinar e interinstitucional, contando com apoio das áreas de Psicologia, Serviço Social e das entidades parceiras do Sistema, como a prefeitura de Cascavel e o Conselho da Comunidade.

Na oportunidade, o TJPR e a Prefeitura de Cascavel firmaram um termo de cooperação para a aplicação do Sistema de Medidas Socialmente Úteis. Além do 2º Vice-Presidente do TJPR, assinou o documento o Procurador Geral do Município, Dr. Luciano Braga Cortes, que representou Prefeito da cidade.

Logo após a solenidade o Desembargador participou do programa Ana Queli e Convidados da Rádio Colmeia de Cascavel, onde ressaltou que Cascavel é um terreno fértil para as iniciativas voltadas a mediação, a conciliação e a participação social, com grande participação sociedade civil e de todos os atores políticos, voluntários ou não, através de um corpo de munícipes com respaldo e conhecimento acadêmico e engajados na ajuda ao próximo e na autocomposição.